VLI fecha nova parceria com Hidrovias do Brasil para focar no desenvolvimento da Ferrogrão

VLI - ferrogrão - Hidrovias Ferrovia Norte Sul – créditos – Governo SC Divulgação

A VLI unirá seus conhecimentos com a Hidrovias do Brasil para estudar uma nova solução na logística multimodal para a Ferrogrão

A empresa de logística VLI e a Hidrovias do Brasil S.A, operadora de logística que tem foco no transporte hidroviário, anunciaram nesta quinta-feira (27) uma parceria para avaliação técnica conjunta do projeto da Ferrogrão.

Leia também

Entenda o objetivo da parceria entre a VLI e a Hidrovias

A Ferrogrão é de suma importância na alavancagem do fluxo de grãos pelo Arco Norte e também faz parte de uma linha de 993 km entre Miritituba (PA) e Sinop (MT). Através da parceria, a VLI e a Hidrovias do Brasil unirão seus conhecimentos no estudo de uma nova solução logística multimodal para o Ferrogrão e também na busca de um novo investidor para atuar no prosseguimento do projeto.

De acordo com o CEO da VLI, Ernesto Pousada, o Arco Norte abre caminho para o crescimento do Brasil de forma eficiente, planejada e sustentável. A infraestrutura que está em desenvolvimento é organizada pelo Governo Federal para que o projeto Ferrogrão agregue valor aos usuários e também reduza o custo logístico total.

Para pousada, a região está mais perto do destino final da carga do agro exportada pelo Brasil, contribuindo para um custo logístico bem menor para o cliente, fazendo também com que seja utilizado menos combustível e sejam emitidos menos poluentes.

Atuações da VLI no mercado brasileiro

Com um crescimento acumulado de aproximadamente 90% nos volumes transportados por ferrovias nos últimos anos, a VLI já possui uma forte atuação na região por meio de operações como a do corredor Centro-Norte, que contempla os estados do Maranhão e de Tocantins.

O avanço dos indicadores segue de acordo com a amplificação da estrutura que está sendo implantada pela empresa no Norte do país de alguns anos para cá, onde estão inclusos Terminais Integradores de Palmeirante e Porto Nacional, em Tocantins.

Além disso, nos últimos cinco anos, foi investido cerca de R$ 1 bilhão pela VLI no corredor, em material rodante e melhorias de via, trazendo à operação ainda mais eficiência.

Presença da Hidrovias do Brasil no Arco Norte

A Hidrovias do Brasil também atua no serviço de logística integrada para transportadores contínuos voltados para a navegação fluvial no Arco Norte. Atualmente, a capacidade da Hidrovias do Brasil no Corredor Norte é representada por uma frota própria de empurradores e barcaças utilizadas para movimentar produtos, pela Estação de Transbordo de Carga (ETC) de Miritituba, e pelo Terminal de Uso Privado de Barcarena.

No ano passado, o volume transportado no Corredor Norte teve um crescimento de 46% chegando a 6,3 milhões de toneladas se comparado ao ano anterior. Para Fabio Schettino, CEO da Hidrovias do Brasil, a Ferrogrão é um projeto muito importante para o País. A empresa está discutindo um projeto inovador para a competitividade do agronegócio no Brasil e também para as empresas que atuam nessa região.

Ele afirma que o sistema logístico hidroviário da empresa no Arco Norte completa o projeto da Ferrogrão, fazendo com que a carga chegue com valores mais competitivos nos portos de exploração.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe