1. Início
  2. / Refinaria e Termoelétrica
  3. / Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I será inaugurada pelo Governo do estado e Centrais Elétricas de Sergipe (Celse)
Localização SE Tempo de leitura 2 min de leitura

Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I será inaugurada pelo Governo do estado e Centrais Elétricas de Sergipe (Celse)

Escrito por Kelly
Publicado em 15/08/2020 às 10:13
Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I será inaugurada pelo Governo do estado e Centrais Elétricas de Sergipe (Celse)
Usina termoelétrica Sergipe/ Imagem: Arthuro Paganini (Divulgação)
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Cerimônia contará com a presença do Presidente Bolsonaro entre outras autoridades para inaugurar oficialmente uma das maiores usinas termoelétricas da América Latina, a UTE Porto Sergipe I.

O Governo do Estado de Sergipe e a companhia Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), uma sociedade Golar Power e EBrasil, vão inaugurar oficialmente a Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I, localizada em Barra dos Coqueiros-SE, em evento que será realizado na próxima segunda-feira (17).

Leia também

A UTE Porto Sergipe I, que entrou em operação comercial em março deste ano, tem potência de 1551 MW e capacidade para suprir 15% da demanda de energia do Nordeste, o que faz ser considerada uma das maiores usinas termoelétricas da América Latina.

A unidade utiliza o gás natural como combustível, que é levado para Sergipe na forma de gás natural liquefeito (GNL) e regaseificado na Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU).

A cerimônia contará com a participação do governador de SE, Belivaldo Chagas e do Ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior e a presença do presidente Jair Bolsonaro, além de outras autoridades. Durante o evento, haverá o descerramento da placa comemorativa, marcando a inauguração oficial da Usina.

A inauguração da Usina Termoelétrica reforça perspectivas de Sergipe como polo de desenvolvimento no Nordeste

Sergipe está sendo considerado um estado propício para o desenvolvimento de negócios e investimentos. Dentre outras diretrizes, o estado tem se relacionando muito bem à proposta do Novo Mercado de Gás, iniciativa do Governo Federal.

Atualmente, Sergipe possui o primeiro terminal privado de GNL, que faz parte do projeto da Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I, com até 21 milhões de m³/dia de capacidade de regaseificação e possibilidade para atender grandes demandas de GNL e gás natural.

As expectativas são que o estado de Sergipe terá, na próxima década, uma grande oferta de gás para ser utilizado através da exploração e produção de petróleo e gás offshore no litoral do estado.

Kelly

Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo