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Início 2 milhões de empregos podem ser gerados e R$ 2,8 trilhões podem ser adicionados ao PIB do Brasil, caso investimentos sejam feitos na “Economia Verde”

2 milhões de empregos podem ser gerados e R$ 2,8 trilhões podem ser adicionados ao PIB do Brasil, caso investimentos sejam feitos na “Economia Verde”

14 de agosto de 2020 às 17:06
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2 milhões de empregos podem ser gerados e R$ 2,8 trilhões podem ser adicionados ao PIB do Brasil, caso investimentos sejam feitos na “Economia Verde”
Estudo feito pela WRI Brasil, UFRJ, ex-ministros de finanças e executivos do banco mundial revelam dados que podem gerar empregos e riquezas para o Brasil

Estudo feito pela WRI Brasil, UFRJ, ex-ministros de finanças e executivos do banco mundial revelam dados que podem gerar empregos e riquezas para o Brasil

Depois de sofrer os impactos da pandemia covid-19, o movimento de recuperação econômica pode não apenas ajudar o país a melhorar sua resiliência às mudanças climáticas, se o investimento for voltado para a “economia verde”, mas também pode criar 2 milhões de empregos e adicionar 2,8 trilhões de reais ao PIB do Brasil. Em relação ao PIB de 2019 (R$ 7,3 trilhões), isso representaria um aumento de 38%.

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Isso foi mostrado no estudo “Uma Nova Economia para uma Nova Era”, realizado em conjunto pelo WRI Brasil e juntamente com a UFRJ, ex-ministros do setor financeiro do Brasil e executivos do Banco Mundial. O trabalho faz parte da Global New Climate Economy, que visa apontar formas de combinar o desenvolvimento econômico com as respostas ao aquecimento global. Espera-se que as mudanças climáticas tenham um impacto maior que a Covid-19. Portanto, vários países estão estudando formas de tomar medidas que tragam benefícios econômicos e climáticos.

O estudo focou em três setores que são extremamente estratégicos da economia nacional: infraestrutura, indústria e agronegócio. O relatório mostra “Uma infraestrutura de qualidade reduz os custos e impactos da degradação ambiental e permite maior resiliência a eventos extremos cada vez mais intensos e frequentes”

Carolina Genin, diretora de Clima do WRI Brasil e coordenadora do estudo, disse ao Estadão “Em qualquer crise, investir em infraestrutura é em geral o plano A para a recuperação de emprego. Mas o Brasil está há 30 anos tentando fazer isso. O País vai precisar atrair investimento privado, internacional, mas como vai fazer isso sem um ‘selo’ de desenvolvimento sustentável, sem garantir que uma determinada obra não vai ter conflito socioambiental”.

No setor industrial, o estudo propõe inovar a partir de tecnologias totalmente sustentáveis que possam reduzir o consumo de combustíveis fósseis, que são os principais responsáveis pelo aquecimento global.

No agronegócio, é proposto que o solo seja usado de forma mais eficiente, como exemplo, reduz a pressão sobre a Amazônia. Outro importante investimento é recuperar um total de 12 milhões de hectares de pastagens. O cálculo é que o setor poderia ganhar R$ 19 bilhões em produtividade agrícola até 2030.

As propostas de todos os setores poderiam reduzir em 42% as emissões de gases de efeito estufa no Brasil até o ano de 2025, em comparação ao ano de 2005. Outro ponto que o estudo levou em conta foi que no Brasil existe uma série de políticas que pode abrir caminho para a economia verde.

“Mostramos claramente que, se o Brasil optar pela transição para uma economia de baixo carbono (ou seja, que emite menos gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global), para uma recuperação verde, esse não será um processo disruptivo. Não vai prejudicar os principais setores da economia. Ao contrário, vai torná-los mais produtivos e eficientes do que hoje”, informou Carolina Genin.

A diretora de Clima do WRI Brasil disse ainda “Existe uma janela de oportunidade que se fecha em alguns meses. Os planos de recuperação vão obrigar os países a botar muito dinheiro nisso. Se a gente ‘casar’ com a tecnologia errada, isso vai ficar pelos próximos 30 anos. É preciso pensar nos melhores planos para não usar esses recursos de modo equivocado”.

Ela tem como base os investimentos em transporte. “Se vamos pensar em ter mais ônibus, que sejam elétricos. É uma questão ambiental, mas é também uma discussão para tornar a economia mais competitiva”.

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