A famosa usina hidrelétrica de Itaipu conseguiu bater um “recorde”, por assim dizer registrando um alto índice de produtividade ao longo de 2020
A Usina hidrelétrica de Itaipu, que fica localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, tem o titulo de maior geradora de energia renovável e limpa de todo o planeta, está enfrentando a maior estiagem de todos os tempos, no ano de 2020 a usina hidrelétrica de Itaipu bateu um novo recorde, de maior produtividade anual na faixa dos 36 anos e sete meses que está em operação.
Leia também
A Usina hidrelétrica de Itaipu tem uma afluência 30% menor que a média histórica, ela otimizou ao máximo a produção de energia, aproveitando assim toda a água que recebia, sem desperdiçar nada, a produtividade da usina hidrelétrica foi de exatamente 1,087 MWmed/m³/s.
Tal indicador estabelece a relação entre a quantidade de energia gerada pela usina hidrelétrica com vazão turbinada.
- Caos no aeroporto em Londres: evacuação emergencial em Gatwick trava voos e deixa milhares de passageiros no frio
- Mais de 50 MIL empregos! Projeto colossal de mineração terá investimento de R$ 5 BILHÕES e promete mudar de vez região brasileira com direito a até ferrovia nova
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
Usina hidrelétrica de Itaipu marca recorde de maior geração acumulada
Além do fato da alta produtividade da usina hidrelétrica, Itaipu bate recorde importante, de maio geração acumulada entre todas as usinas de todo o mundo. Desde o início da operação da usina hidrelétrica de Itaipu, no mês de maio do ano de 1984, já se produziu mais de 2,75 bilhões de MWh, confirmando assim sua liderança mundial na produção de energia limpa e renovável sobre outras usinas. Ao que se sabe, nenhuma outra usina produziu tanta eletricidade como a brasileiro-paraguaia.
Em um ano castigado pela seca, com afluência média beirando quase os 8 mil m³/s, a pior de todo o histórico desde 1983 até os dias de hoje, a usina hidrelétrica de Itaipu gerou só em 2020, um total de mais de 75 milhões MWh.
“Em 2020, mais do que nunca, a área técnica deu uma resposta precisa ao enfrentar um ano atípico tanto do ponto de vista de eficiência quanto da covid-19”, elogia o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna.
“Nossas equipes mostraram comprometimento exemplar e excelência na entrega de seus trabalhos. Itaipu, por diversas vezes, foi acionada para atender os sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai, com energia adicional e disponibilidade de potência, cumprindo à risca todos os desafios.”