Renault e Plug Power anunciam a criação de uma joint venture conhecida como Hyvia, que produzirá e distribuirá tecnologias de veículos a hidrogênio. A empresa será lançada até o fim deste ano
A joint venture da Renault com a Plug Power, Hyvia, foi criada com o objetivo de produzir e distribuir tecnologias de veículos a hidrogênio. De acordo com a Renault, a nova empresa com a Plug Power será lançada até o fim de 2021.
Leia também
Joint venture da Renault com a Plug Power terá quatro unidades operacionais
O objetivo da nova empresa será o fornecimento de hidrogênio para veículos e também uma estrutura de recarga em toda a Europa. De acordo com a Renault, por enquanto a empresa que fornecerá hidrogênio terá quatro unidades operacionais na França. Entretanto, até o fim deste ano, a joint venture deverá montar células a combustível na fábrica de Flins, em Aubergenville, a aproximadamente 50 km de distância de Paris, assim como postos de recarga de hidrogênio.
Do mesmo modo, a nova empresa da Renault com a Plug Power lançará três veículos comerciais baseados em modelos da francesa e movidos a célula a combustível. Sendo assim, a Hyvia deverá apresentar o Master H2-TECH, um furgão com 12 m³ de volume útil que conseguirá entregar uma autonomia de até 500 km. Além disso, a empresa afirma que lançará também o Master H2-TECH com capacidade de 19 m³, mas com uma autonomia de até 250 km.
- Focus, o tanque de guerra da Ford equipado com motor Duratec 2.0, 148 cv, capaz de fazer em média 11,3 km/L na estrada, é um carro espaçoso, garantindo uma viagem em família confortável
- Nem elétrico, nem gasolina ou hidrogênio: Ferrari choca o mundo com este novo supercarro
- Os 10 piores carros para comprar no Brasil: Modelos cheios de problemas que podem virar um pesadelo
- Honda City hatch 2025: 17 km/l, 4 versões, 126 cv e preços entre R$ 117.500 e R$ 141.400! é o melhor da categoria?
Joint Venture terá serviços exclusivos
Falando do Master Citybus H2-TECH, será um veículo voltado para o transporte de passageiros, uma espécie de micro-ônibus urbano para até 15 pessoas. De acordo com a Hyvia, o veículo terá uma autonomia de até 300 km.
Sendo assim, os veículos utilizam a arquitetura conhecida como “Dual Power”, ou seja, serão elétricos movidos a hidrogênio. Os veículos possuem baterias de 33 kWh, uma célula a combustível de 30 kW e também tanques com capacidade de 3 a 7kg de hidrogênio dependendo da versão. De acordo com os executivos da Hyvia, serão criados serviços de manutenção e financiamento exclusivos como, por exemplo, um sistema de leasing para a compra de postos de recarga. Seja como for, a manutenção dos veículos poderá ser feita na rede de concessionárias Renault.
De acordo com o presidente da Hyvia, David Holderbach, a empresa oferece soluções de mobilidade integradas e completas e afirma também que a companhia terá armazenagem, distribuição e até mesmo produção de hidrogênio para diversos veículos comerciais leves.
Conheça a Renault e a Plug Power
Com mais de 170.000 funcionários espalhados em 39 países, a Renault possui mais de 40 fábricas, 3 laboratórios de inovação, 6 centros técnicos e possui 5 marcas. Só no ano passado, a montadora francesa foi responsável pela venda de quase 3 milhões de veículos. A empresa tem como missão se tornar competitiva novamente, reduzindo custos e gerando lucros até o ano de 2023. Em 2025, renovar e enriquecer seus line-ups, aumentando a rentabilidade da marca e, também no mesmo ano, planeja redirecionar seu modelo de negócios para tecnologia, energia e, claro, a mobilidade, para definir sua posição como precursor na cadeia de valor da nova tendência de veículos.
Já a Plug Power é uma fornecedora líder de soluções completas para células de combustível de hidrogênio. Em meio a uma transição elétrica em curso para combater as mudanças climáticas, a sua tecnologia inovadora oferece ganhos de energia e auxilia sua empresa a cumprir as metas de sustentabilidade.