Uma situação inacreditável veio à tona quando uma mulher descobriu que, por 20 anos, usou uma granada de mão real como martelo para pregar objetos em casa
Uma mulher de 90 anos, na China, passou duas décadas usando uma granada de mão como ferramenta doméstica. Sem saber do perigo, ela martelava pregos, quebrava nozes e até triturava pimentas com o artefato explosivo.
Encontro inesperado no campo
A idosa, identificada apenas pelo sobrenome Qin, encontrou o objeto em sua fazenda, na cidade de Xiangyang, província de Hubei.

Ela achou que era somente um pedaço de metal com cabo de madeira. Pensou que serviria como martelo e levou para casa.
-
Aos 5 anos, garota canadense doou todas as economias às vítimas do terremoto no Haiti e, 13 anos depois, ganhou 48 milhões de dólares em seu primeiro bilhete de loteria
-
Brasileiro de 118 anos vive há 55 anos em um lar de Minas Gerais, surpreende pela saúde e pode se tornar o homem mais velho do mundo após validação do Guinness
-
O metal que dominou a fiação dos carros por dois séculos começa a perder espaço, enquanto Ferrari, BMW, Tesla e chinesas trocam cobre por por alumínio em cabos para cortar peso e pressão nos custos de EVs
-
Pouca gente sabe, mas os números de 1 a 7 dentro do triângulo nas embalagens plásticas revelam informações essenciais sobre cada material, tornando a separação dos resíduos mais eficiente e fortalecendo a economia circular
Durante 20 anos, o usou para todo tipo de tarefa. “Tenho usado isso em casa para triturar pimenta vermelha, quebrar nozes e martelar pregos”, contou Qin, de forma tranquila, em um vídeo que viralizou na China no dia 23 de junho.
A aparência da granada já mostrava sinais de desgaste: o cabo de madeira estava liso e brilhante, e a parte metálica, cheia de amassados. Mesmo assim, ninguém desconfiou de nada por todo esse tempo.

Descoberta durante uma demolição
A verdade só veio à tona quando uma equipe de trabalhadores foi demolir a casa de Qin. Um dos homens notou o objeto estranho e alertou a polícia.
A delegacia de Huangbao enviou uma equipe especializada que confirmou: tratava-se de uma granada de mão chinesa do modelo Tipo 67.
O artefato, apesar dos anos de uso e maus-tratos, ainda estava ativo. Para evitar qualquer risco, ele foi destruído com segurança pelas autoridades.
A sorte estava do lado dela
Houve especulações sobre a granada ser apenas de treinamento, sem explosivo. Mas a polícia descartou essa hipótese. O modelo era real. A única explicação possível para o desfecho seguro: sorte.
A surpresa tomou conta das redes sociais. Usuários do Weibo, rede popular na China, comentaram com alívio e humor. “É impressionante que a vovó Qin tenha usado a granada de mão como martelo por mais de 20 anos sem nunca puxar o fusível por curiosidade”, escreveu um internauta.
Outro brincou: “Até granadas de mão têm princípios e não explodem em idosos de bom coração”.
De acordo com veículos chineses, a granada estava tão danificada que parte do fusível ficou exposta. Se Qin tivesse puxado, o resultado seria trágico. Mesmo assim, ela seguiu com sua rotina simples, sem nunca perceber o risco que carregava na mão.

