O treinamento “Formação de Gestores de Diesel” abordou assuntos relacionados ao aprimoramento da gestão do combustível em frotas.
Transportadores de todo o país participaram de um treinamento a fim de aprimorar a gestão do combustível em suas frotas, especialmente em um ano com constantes aumentos no preço do diesel. O evento intitulado “Formação de Gestores de Diesel”, aconteceu na cidade de Tubarão (SC), no início do mês de dezembro, e foi promovido pelo Sindicato das Empresas de Logística e Transporte de Cargas da Região da Amurel (SETRAM).
Leia também
- Na contramão da crise, OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, convoca para 728 vagas de emprego em diversas regiões brasileiras; salários chegam a R$ 15 mil
- Com mais de 1 milhão e 700 mil quilômetros de estradas e considerada a quarta maior rede de rodovias do mundo, Brasil tem processos de contratação de fretes obsoletos dos caminhoneiros que podem impactar o crescimento das empresas no país
- Ajudante, Motorista, Pedreiro, Encarregado, Operador e muito mais vagas de emprego para trabalhar nas obras de Interligação do Gasoduto de Transporte da ES Gás, neste dia 13 de dezembro
- Siemens Gamesa desbanca a gigante General Electric e comemora marco incrível: a maior e mais poderosa turbina eólica do mundo de 14MW e rotor de 222 metros começa a produzir energia
Curso preparou para o impacto dos aumentos de diesel na sua frota e a reduzir o custo de aquisição do combustível
O evento, presencial e on-line, foi conduzido pelo consultor Flávio Batista, CEO da FB Consult, empresa especializada em treinamentos e cursos para o setor de transportes. O objetivo principal do curso foi preparar as equipes dos transportadores para o impacto dos aumentos de diesel na sua frota e reduzir o custo de aquisição do combustível, a partir de boas práticas já consagradas no mercado.
“Abordamos nesses dois dias vários assuntos relacionados à gestão do diesel, pois este tem sido um dilema comum a vários profissionais do ramo de transporte, porque, infelizmente, os preços do combustível dispararam e o valor sempre acaba sendo repassado aos clientes das transportadoras”, explica Flávio Batista.
- Plano ambicioso do governo quer ligar regiões do país com ferrovia de 2.4 MIL KM para revolucionar a logística brasileira
- AW169: o melhor helicóptero da polícia do Rio de Janeiro custa milhões, voa por 3 horas e salva vidas com tecnologia de ponta!
- Estado inova e anuncia que suas ferrovias serão fixadas no chão com SUPERCOLA
- Rodovias (BRs) terão pedágios que mudam de preço conforme o horário! Decisão segue o que é feito em outros países
O consultor abordou alguns pontos vitais, como as iniciativas na compra do diesel, ou seja, como buscar os melhores preços e as melhores formas de negociar, com base na gestão da armazenagem e consumo da frota.
Redução do consumo de combustível da frota a partir da capacitação de motoristas
Outro ponto importante abordado foi como reduzir o consumo de combustível da frota a partir da capacitação de motoristas, com reuniões, treinamentos e aprimoramentos voltados ao diesel e ao uso da tecnologia como aliada das transportadoras.
Por isso, uma das parceiras do evento foi a Gestran, empresa de gestão de frotas que, por meio da tecnologia, tem módulos voltados exclusivamente para a gestão do combustível de forma inteligente e a partir do cruzamento de vários dados feitos pelos algoritmos da empresa.
“A grande maioria das empresas ainda trabalha no papel, no ‘feeling’, e no máximo com planilhas. Visualizar o resultado e os indicadores através de uma ferramenta que trabalha praticamente sozinha é um grande diferencial para atuar nas correções e orientações para os colaboradores da empresa buscarem sempre o melhor negócio”, diz Raphael Aguiar, gerente comercial da Gestran.
Sistema da Gestran permite gestor definir metas para cada veículo e monitorá-las diariamente
Entre os principais benefícios do sistema da Gestran está a possibilidade do gestor definir metas para cada veículo e monitorá-las diariamente. Ele também permite realizar a gestão de preços de fornecedores e a integração dos dados de abastecimentos internos e externos de forma automática, sem intervenção de pessoas.
O impacto do evento foi tão positivo que alguns gestores já relataram poucos dias após ao evento a projeção de economia para os próximos meses de forma imediata.
“Teve um dos participantes que nos ligou e disse que, apenas com a implementação das práticas aprendidas no curso, na gestão e negociação, teve uma economia de 15 a 20 mil reais já no primeiro mês, usando as nossas práticas de negociação. Para nós, organizadores do evento, esse é o melhor indicador de sucesso”, celebra Fábio Batista.
Venda direta de etanol das usinas é aprovada pelo Senado e promete estimular a concorrência e frear o aumento no preço da gasolina nos postos de combustíveis
Foi aprovado pelo Senado, na última quarta (8/12), por 71 votos a favor e nenhum contra, a permissão para a venda direta de etanol das usinas – sem passar pelas distribuidoras, para os postos de combustível. Agora a medida Provisória 1.063/2021 segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL). A nova MP pode frear o aumento no preço da gasolina e do diesel, e aliviar o bolso dos brasileiros.
Atualmente, a tributação do etanol é feita em duas etapas: parte na produção, outra na distribuição. O texto previsto para ser editado pelo Governo, ainda em maio, deve tanto equacionar a viabilização tributária da venda direta, como colocá-la em legislação, evitando que o tema possa ser tratado novamente através de resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com efeitos mais voláteis do que em uma lei. Leia a matéria completa aqui.