Trabalhadores da Eletrobras programam greve para o dia 3 de junho

Funcionários e Eletrobras não chegam a um acordo

Negociações com a Eletrobras fracassam e trabalhadores do grupo Eletrobras aprovam em assembléia greve de 72 horas

As negociações, referente ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2019 entre os trabalhadores do grupo Eletrobras e a companhia, não obtiveram sucesso.
Em assembléia realizada na última semana, os trabalhadores decidiram por uma greve de 72 horas, que começaria no dia 03 de junho.

As divergências

Na última quarta-feira (22/05), foi realizada uma reunião onde vários pontos não foram acertados entre a Eletrobras e os trabalhadores.
Um deles foi a proposta de reajuste salarial da empresa, que foi de 1,5% enquanto os trabalhadores reivindicavam a reposição da inflação do período, que foi de 4,5%.

Segundo, Emanuel Torres, diretor da Associação dos Empregados da Eletrobras (Aeel) e diretor do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) no Rio de Janeiro, a empresa está tendo uma postura radical oferecendo uma proposta que não satisfaz os anseios dos trabalhadores.

O Diretor esclareceu ainda que a Eletrobras propôs a retirada de várias cláusulas conquistadas em acordos coletivos anteriores.

Uma das cláusulas exemplificada por Torres, foi a que proíbe a Eletrobras de realizar demissões em massa.
Os trabalhadores do grupo Eletrobras não aceitam retrocessos em relação a seus contratos de trabalho, mas o diretor declarou que os sindicatos vão aguardar o posicionamento da Eletrobras, até o dia marcado para iniciar a greve, já que o acordo coletivo de 2019 teve uma prorrogação de 30 dias.

Veja também ! A Concremat construirá usina da Vale e da chinesa CCCC no Pará. Parceria entre Vale e os Chineses, controladores da Concremat, irá construir empreendimento de R$ 1,5 bilhão em Marabá, sudeste do Pará.

Saiba mais ! Governo estuda adiar um dos três leilões de áreas petrolíferas deste ano ! Medida que está sendo estudada pelo governo é bem vista pelo mercado, que não ficaria sobrecarregado e poderia analisar melhor as propostas !


Baixem também o aplicativo  Empregos e Noticiais CPG para Android na Playstore clicando aqui. Nele postamos informações e oportunidades exclusivas todos os dias.

Gostaria de compartilhar uma foto conosco da sua área de trabalho, vagas de empregos ( com as fontes), sugestões de pautas ou alguma outra informação importante do ramo de energia e empregabilidade? Entre em contato com a gente no Messenger aqui.

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships