1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota SW4 híbrida é revelada com tecnologia inédita e promete economia de combustível: veja tudo sobre a novidade que chega ao Brasil junto com a Hilux!
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 3 comentários

Toyota SW4 híbrida é revelada com tecnologia inédita e promete economia de combustível: veja tudo sobre a novidade que chega ao Brasil junto com a Hilux!

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 15/11/2024 às 18:15
Toyota SW4 híbrida é revelada com tecnologia inédita e promete economia de combustível: veja tudo sobre a novidade que chega ao Brasil junto com a Hilux!
A Toyota SW4 é chamada de Fortuner em mercados como a África do Sul e outros países da Ásia e Oceania, devido a estratégias regionais de branding e posicionamento. (Imagem: Reprodução)

A Toyota acaba de revelar oficialmente a Toyota SW4 híbrida, equipada com a tecnologia híbrido-leve MHEV. A novidade estreia inicialmente na África do Sul, mas já está confirmada para chegar ao Brasil, seguindo os passos da picape Hilux, que também adotou essa tecnologia em mercados como Europa e Oceania. A principal promessa da marca é uma redução de 5% no consumo de combustível, além de melhorias em aceleração, potência e eficiência.

A nova Toyota SW4 híbrida utiliza o sistema MHEV, que combina o tradicional motor 2.8 turbodiesel com um gerador de partida de 48 volts. Esse gerador é conectado ao motor por uma correia durável e conta com uma bateria compacta de íons de lítio que armazena energia gerada durante frenagens.

Essa energia é utilizada para auxiliar o motor convencional em situações de arrancada ou aceleração, reduzindo emissões e aumentando a eficiência.

Com a mesma potência de 204 cv e torque de 50,9 kgfm, a SUV mantém o câmbio automático de 6 marchas. Além disso, o sistema híbrido alimenta os componentes elétricos do carro quando o motor está desligado, como no funcionamento do Start&Stop, melhorando o desempenho sem abrir mão da robustez.

Economia e sustentabilidade em destaque

A Toyota explica que a eletrificação do sistema melhora a economia de combustível em 5%, ao mesmo tempo que reduz ruídos e vibrações. Embora o MHEV não tenha a eficiência de um híbrido completo ou plug-in, é um passo acessível e ágil para eletrificar veículos já consagrados como a Toyota SW4 híbrida e a Hilux.

Chegada ao Brasil: o que esperar

Na África do Sul, onde o modelo é chamado de Fortuner, a Toyota SW4 híbrida já está disponível. No Brasil, a expectativa é que ela seja lançada simultaneamente com a chegada da Hilux híbrida.

A marca já tem tradição no segmento de eletrificados por aqui, com modelos como Corolla, Corolla Cross e RAV4, mas a SW4 e a Hilux serão os primeiros veículos a combinar o motor turbodiesel ao sistema híbrido-leve.

A entrada da Toyota SW4 híbrida no mercado brasileiro reflete o compromisso da marca em ampliar seu portfólio de eletrificados, oferecendo soluções mais eficientes e sustentáveis para consumidores que buscam tecnologia sem abrir mão de desempenho.

Esse lançamento reforça a liderança da Toyota em eletrificação, trazendo mais opções para um mercado em constante evolução. Agora é aguardar pela chegada da Toyota SW4 híbrida e da Hilux ao Brasil, que prometem redefinir o segmento com inovação e eficiência.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Heyder José Dias Franco
Heyder José Dias Franco
16/11/2024 11:57

Uai, como frear, se a Toyota recomenda não usar o pedal e sim câmbio para reduzir velocidade senão empena os discos. Devem, depois de 20 anos, ter resolvido o problema crônico de empeno de disco da HILLUX

Ulysses
Ulysses
16/11/2024 12:51

Expectativa de reduzir o consumo em 5%. Mas o valor de venda para o consumidor: espere uma elevação de cerca de 25%, vai encostar em meio milhão de reais. Essa conta não fecha, as montadoras japonesas se aproveitando para aumentar as margens. Basta ver o valor dos híbridos RAV4 e CR-V ano 2024.

Alexandre
Alexandre
16/11/2024 15:17

A maior vantagem em São Paulo será ter um carro livre do rodízio. Fora daí não ajuda em nada.

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x