Startup indiana criada por dois irmãos desenvolve uma turbina de energia eólica que pode custar o preço de um Smartphone
Através da startup, Avant Garde Innovations, eles desenvolveram uma turbina de energia eólica residencial que esperam que o valor de venda fique em torno de 50 mil rupias, cerca de R$ 2.300,00, o que equivale a um smartphone intermediário hoje em dia.
Leia também
Arun e Anoop George lideres da Startup projetaram a turbina de energia eólica domiciliar com o tamanho das pás de um ventilador de teto e que no fim sairia por menos do valor de um Smartphone. De acordo com o jornal indiano The Times, a turbina pode gerar de 1 a 3 kilowatt horas de energia elétrica diária, o suficiente para alimentar uma residência.
Vantagens e cuidados segundo a Startup indiana
O projeto piloto da turbina de energia eólica que custa o valor de um smartphone foi lançado pela startup em janeiro deste ano em uma igreja. O equipamento pesa 72kg e foi projetado para funcionar em diferentes condições climáticas e, segundo os fabricantes, pode gerar energia 365 dias por ano.
- Ceará fecha parceria bilionária com empresa chinesa para revolucionar a energia renovável no Brasil, apostando no hidrogênio verde com previsão de gerar quase 1 mil vagas de emprego
- Armazenamento de energia reinventado: o sistema BESS chega para mudar tudo! Saiba como ele supera os sistemas off-grid e oferece soluções incríveis
- Nova bateria ferro-ar é 10x mais barata que o lítio, dura 100 horas e pode revolucionar energia solar e eólica! Descubra como essa nova tecnologia vai transformar o futuro!
- Emendas bilionárias favorecem térmicas e ameaçam barateamento da energia eólica offshore no Brasil, colocando bilhões de reais em jogo e o futuro sustentável em xeque
O posicionamento da turbina de energia eólica que pode custar o valor de um Smartphone se adapta à direção da corrente de ar, o ruído gerado é de cerca de 10% do barulho produzido pelo próprio vento e a energia produzida a partir do vento é renovável – uma alternativa à outras fontes de energia, como a produzida a partir de combustíveis fósseis.
O Startup, no entanto, alerta em seu site que para avaliar a viabilidade de geração de energia eólica é necessário levar em conta diversos fatores que vão desde a densidade do ar e força dos ventos, até temperatura e condições do solo. O valor de 5kWh por dia considera uma velocidade do vento de 5,5 m/s.