MENU
Menu
Início SENAI abre mais de 5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos e online para formação de novos profissionais nas áreas de Tecnologia, Eletromecânica, Mecatrônica e mais

SENAI abre mais de 5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos e online para formação de novos profissionais nas áreas de Tecnologia, Eletromecânica, Mecatrônica e mais

11 de novembro de 2022 às 23:55
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
SENAI abre 5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos e online para formação de novos profissionais nas áreas de Tecnologia, Eletromecânica, Mecatrônica e mais
Foto: Mundo Senai/Reprodução

O Senai está com inscrições abertas para milhares de cursos técnicos gratuitos online com foco no setor de tecnologia da informação, mecânica e muito mais. As milhares de vagas são destinadas para estudantes do estado de SP.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), anunciou nesta terça-feira (8) a abertura de 5,5 mil vagas para seus cursos técnicos gratuitos em modalidade presencial e online. As oportunidades estão espalhadas em 64 escolas no estado de São Paulo, em 45 municípios, incluindo a capital paulista. São cursos na área de tecnologia da Informação e muitas outras áreas disponíveis como Eletrônica, Segurança do Trabalho, Eletromecânica, Mecatrônica e Mecânica.

Lista de cursos técnicos gratuitos e online disponíveis no Senai-SP

A quantidade de vagas nos cursos técnicos gratuitos e as escolas que os oferecem foram divulgadas a partir do começo do período de inscrição, no dia 20/10, na data indicada no calendário do processo seletivo abaixo.

Artigos recomendados

Os cursos de formação técnica de nível médio possuem organização curricular própria e independente do Ensino Médio e abrange diversos setores industriais como mecânica, alimentos, eletrônica e vestuário.

Nestes cursos, serão disponibilizadas orientações individuais aos alunos, focando em dar suporte para seu desenvolvimento profissional e de estudos. Os Cursos técnicos são oferecidos nas seguintes modalidades:

Curso Técnico – Diurno (manhã e tarde)

É necessário que os candidatos tenham finalizado, no mínimo, a primeira série do Ensino Médio ou que estejam matriculados em um curso que lhe permita concluí-lo até o começo das aulas no Senai.

Além da escolaridade mínima, os candidatos encaminhados formalmente por empresas devem ter, no mínimo, 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhes permita concluí-lo antes de completar 24 anos, exceção feita aos cursos. 

Curso Técnico – Noturno

Estes cursos na área de tecnologia são voltados a candidatos da comunidade que tenham concluído ou que estejam matriculados em curso que sejam finalizados até a data de início das aulas.

Processos seletivos e inscrições

O processo seletivo é realizado por meio de uma prova de múltipla escolha. Os cursos informados fazem parte de todos os títulos que se enquadram, com exceção do Senai-SP, que não se compromete em ofertar todos estes títulos no processo seletivo.

Os cursos gratuitos online que farão parte das ofertas estarão disponíveis no período de inscrição. Os alunos do Ensino Supletivo devem comprovar a conclusão de 50% do curso. É importante destacar que só será expedido diploma ao concluinte de Curso Técnico que comprovar a conclusão do Ensino Médio. A inscrição possui uma taxa no valor de R$ 40 e pode ser feita até o dia 7 de novembro por meio do site do Senai SP.

O Senai também conta com vagas em cursos técnicos semipresenciais, em que 80% do curso é feito de forma totalmente online e 20% presencialmente, na unidade selecionada pelo aluno. Os técnicos disponíveis para esta modalidade são: Manutenção Automotiva, Mecânica. As inscrições ficam abertas até o dia 14 no site do Senai. 

Cursos na área de tecnologia ganham mais importância no cenário pós-pandemia

A expansão na procura por profissionais no setor de tecnologia é um processo natural devido à era da informação em que o mundo passa, entretanto um grande desastre inesperado contribuiu a impulsionar ainda mais essa demanda: a pandemia do coronavírus.

Em 2020, o vírus se espalhou por todo o mundo de forma incontrolável, e viveu uma estranha época onde foi necessário se isolar. Com isso, a única opção para os empresários foi se adaptar ao mundo tecnológico e encontrar novas formas de negociar seus produtos, seja aprimorando seus sites para vendas online, criando aplicativos ou melhorando sua atuação em aplicativos de mensagens.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR