1. Início
  2. / Notícias Corporativas
  3. / Roll-on Green Steel: A revolução da cobertura metálica eco-friendly no Brasil
Localização RJ Tempo de leitura 6 min de leitura Comentários 0 comentários

Roll-on Green Steel: A revolução da cobertura metálica eco-friendly no Brasil

Escrito por Corporativo
Publicado em 10/06/2024 às 10:21
Galpão logístico no Rio
Foto: Adriana Estephany

Cobertura metálica Roll-on Green Steel com aço de baixa emissão de CO2. Novo galpão na Baixada Fluminense será o primeiro no Brasil com essa tecnologia.

Cobertura metálica Roll-on Green Steel com aço de baixa emissão de CO2. Novo galpão na Baixada Fluminense será o primeiro no Brasil com essa tecnologia. #ESG #sustentabilidade #construção. Cobertura Metálica com redução de carbono Galpão logístico no Rio será o primeiro do país a contar com exclusivo sistema de cobertura metálica com emissão reduzida de CO2 na origem * A tendência mundial rumo a uma agenda ambiental mais responsável tem mobilizado todos os segmentos da economia. Os critérios ESG, que engloba o conceito, já são uma realidade e um caminho sem volta.

Com a preocupação cada vez maior com o meio ambiente, a utilização de cobertura de metal , teto de metal e telhado metálico tem se destacado como uma opção sustentável e moderna para a construção civil. Além disso, a instalação de um sistema de cobertura metálica pode contribuir significativamente para a redução das emissões de CO2, tendo um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade como um todo. É importante ressaltar a importância de investir em tecnologias que promovam a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável, visando um futuro mais equilibrado e consciente.

Marko sistemas metálicos produz galpão logístico com cobertura de metal sustentável

Neste contexto, a Marko Sistemas Metálicos, fabricante exclusiva do sistema de cobertura Roll-on, produto patenteado em mais de 20 países, está engajada e começa a produzir o material para iniciar, no segundo semestre, a obra do primeiro galpão logístico do Brasil com cobertura Roll-on Green Steel utilizando aço com emissão reduzida de CO2, produto inovador que contribui para um futuro mais verde e sustentável. O galpão, que será construído na Rodovia Presidente Dutra na altura de São João de Meriti, Baixada Fluminense do Rio, receberá o certificado de aço verde XCarb™ da ArcelorMittal, maior produtora de aço do país e líder no mercado mundial.

Compromisso com a agenda ambiental e critérios ESG

O certificado faz parte do Programa XCarb ® e representa o caminho rumo à descarbonização do processo produtivo do aço e a meta de zero emissões até 2050. De acordo com o Diretor de Operações da Marko, Christophe Schwarzberg, o chamado Aço Verde, com emissão reduzida de carbono, deve se consolidar em breve na Europa e os demais países seguirão nessa agenda, o que já está acontecendo no Brasil. Para ele, dentro dessa conscientização sobre sustentabilidade, os clientes vão almejar a compensação da emissão de carbono no processo construtivo de seus empreendimentos e a Marko está pronta para atendê-los.

Inovações na cobertura de metal para sustentabilidade

‘Nossa cobertura já é pensada para possibilitar economia de energia, o reuso da água, aplicação de painéis solares sobre a cobertura, diversas soluções de conforto térmico e acústico, e, agora, com o aço com emissão reduzida de carbono, se consolida definitivamente como uma solução alinhada à proteção ao meio ambiente’, diz Christophe. Segundo ele, a empresa agregou esse conceito em seu sistema de cobertura num movimento de trazer recursos cada vez mais sustentáveis para os condomínios logísticos, atendendo não só a demanda dos clientes, mas também se alinhando cada vez mais à agenda ESG.

Expansão e crescimento da estrutura metálica no Brasil

Ele ressalta que a cobertura Roll-on, em sua essência, já tem o DNA da sustentabilidade por ser uma estrutura metálica industrial, 100% fabricada em aço galvanizado sem soldas, sobreposições, sem necessidade de pintura ou outros processos agressivos ao meio ambiente. ‘Nos orgulhamos em ter um produto exclusivo no mundo, com tecnologia desenvolvida pela empresa e totalmente alinhado à sustentabilidade. Nosso sistema proporciona uma obra limpa, permite o escoamento da água para a extremidade da edificação, facilitando a capacitação de águas pluviais para reuso e eliminando a necessidade de utilização de rede de drenagem no seu interior; permite ventilação natural e isolamento termo-acústico, reduzindo o consumo de energia; e, ainda, tem a possibilidade de reciclagem da sobra de aço, já que ele tem alto valor agregado e pode ser derretido para a confecção de outras peças’, detalha, ressaltando ainda que a Marko avalia no momento retomar sua filiação à GBC – Green Building Council – organização que tem como missão desenvolver a indústria da construção sustentável no país. Dados do IBGE revelam que a produção de estrutura metálica em 2021 atingiu 1,67 milhão de toneladas.

Impacto do Roll-on Green Steel no Mercado

Levantamento da ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica, apontam que, desde 2019, o crescimento do setor vem alcançando 21% ao ano. Christophe complementa os números, exaltando que a Marko alcançou a marca de 20 milhões de m² de cobertura metálica instalada nos últimos anos, registrando uma média anual superior a 1 milhão de m² de cobertura Roll-on executada. Segundo ele, durante a pandemia viu sua demanda crescer significativamente. ‘Isso se explica pelo avanço avassalador do e-commerce’, sinaliza, anunciando que a empresa está em pleno processo de expansão não só no território nacional, mas avançando também em toda a América Latina e EUA.

Planos de Expansão da Marko Sistemas Metálicos

A Marko, que tem entre seus clientes grandes redes varejistas, indústrias e grandes desenvolvedores logísticos, como a Prologis, GLP, Brookfield, Gtis, BRProperties, Bresco, Hines, entre outros, planeja investir, em 2024/2025, R$ 20 milhões na construção de uma nova unidade fabril em Pernambuco, além de estar avaliando a implementação de outra fábrica, dessa vez em solo americano. A estimativa da empresa, cujo faturamento é da ordem de R$ 400 milhões por ano, é fechar o ano com faturamento 30% maior que o ano passado.

Vantagens do Sistema Roll-on e do Certificado XCarb

Sistema genuinamente brasileiro, o Roll-on possibilita grande área interna livre de colunas para o melhor aproveitamento do espaço, com grandes distâncias entre vãos, pois os pilares e as vigas são mais delgados do que os equivalentes de concreto, ou seja, a área interna aumenta e a distância entre os pilares também. Com ele há racionalização de material e mão-de-obra, pois o sistema industrializado evita desperdício e requer menos operários. Possui também flexibilidade de reformas, já que possibilita incorporar novos elementos metálicos atendendo às necessidades de novos projetos. Com a vantagem da montagem da cobertura totalmente no solo, traz segurança para o serviço, na medida que reduz em mais de 90% o trabalho em altura. É um produto com pronta entrega e montagem rápida, por isso acelera o cronograma físico-financeiro da obra e se torna mais atrativo para os empreendimentos de grande porte que precisam obedecer a um cronograma mais apertado em função de todas as partes do projeto.

O XCarb© é um programa global da ArcelorMittal, lançado em 2021, que visa reunir todos os esforços e investimentos do Grupo com a missão de reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa na cadeia do aço. Uma das iniciativas do programa é o certificado de aço verde. Estes certificados são emitidos pela ArcelorMittal com base na economia de CO2, garantida pela DNV, um órgão independente que atesta a confiabilidade do processo. Ao comprar um produto com este certificado, a economia de carbono alcançada pela ArcelorMittal no processo também é transferida à empresa compradora.

Fonte: © Adriana Estephany

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x