Baterias fazem autonomia de carro elétrico cair de 400 km para 40 km na China. Entenda o caso em que motorista vê autonomia de carro elétrico despencar em apenas 18 meses.
Na busca por um carro elétrico, a Sra. He de Huzhou, na província de Zhejiang, encontrou na marca local Neta uma boa opção, com o modelo Aya sendo seu preferido. Tendo pago 76 mil yuans, o equivalente a R$ 64.090 em conversão direta, a motorista vê a autonomia de carro elétrico despencar por conta das baterias, tendo uma surpresa desagradável. Entenda o caso e o porquê da autonomia de carro elétrico cair de 400 km para 40 km.
Tudo sobre o caso onde a motorista constatou a autonomia do seu carro elétrico despencar
Esse incidente com autonomia de carro elétrico cair de 400 para 40 km não veio de imediato e sim após um ano e meio com a Neta Aya, com a Sra. He descobrindo que a autonomia de modelo caiu simplesmente de 401 km no ciclo CLTC para apenas 40 km devido às baterias.
Comprado em maio de 2023, o modelo chegou ao fim de 2024 com uma autonomia extremamente baixa, o que levou a Sra. He a ir até a concessionária onde havia adquirido o carro, mas por conta de um feriado, esta loja estava fechada.
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Contudo, a motorista não desistiu de resolver seu problema e foi até outra loja da marca, para realizar reparos em seu Aya. Lá, descobriu que as baterias de lítio de seu crossover estava com defeito e precisaria ser trocada.
Como o carro estava na garantia, He não se preocupou com o ocorrido, contudo, a verdade é que a coisa mudou rapidamente ao ser revelado pela empresa que não havia baterias sobressalentes para a substituição.
Decisão da empresa a respeito da autonomia de carro elétrico cair de 400 km para 40 km
Sem baterias na fábrica, a revenda não tem como trocar a bateria antes do ano novo e motorista vê autonomia de carro elétrico despencar. Contudo, o caso foi registrado no final de dezembro e a cliente não sabe se é 1 ou 29 de janeiro, visto que essa última é a comemoração do Ano Novo Chinês.
He conta em um vídeo na internet chinesa que, com o frio intenso que está fazendo na China, viu a autonomia de carro elétrico cair de 400 km para 40 km, sendo que todos os dias ela roda 42 km para trabalhar. Não tendo resposta da montadora, a loja 4S emprestou à motorista um “daibuche” ou qualquer tipo de veículo de baixo desempenho, entre um scooter elétrico e um quadriciclo, conforme informações do site CarNewsChina.
Na China, a marca não está em um bom momento, com rumores de potencial falência do grupo Hozon Auto, seu proprietário, a marca chinesa atrasou os planos antes de vender seus carros. Parece nesse caso que nem todas as marcas chinesas estão prontas para disputar o mercado dentro e fora da China.
Pronunciamento da marca no Brasil
Com a polêmica onde motorista vê autonomia de carro elétrico despencar, a Neta Auto se posicionou afirmando que, no Brasil, o modelo passou por todos os testes exigidos pela legislação brasileira, obtendo no programa de etiquetagem veicular (PBEV) no Inmetro a classificação “A) em eficiência energética.
Com uma bateria de 40,7 kWh/h o Neta AYA oferece alcance de 263 quilômetros com uma carga de bateria. A empresa ainda conclui que as baterias do Neta AYA vendido no Brasil são fornecidas pela CATL, uma das maiores empresas do mundo, e contam com garantia de oito anos.
Mas e aí? Resolveram o problema da chinesa?? Vai ser resolvido???
E a empresa, está em processo de falência? Tá exportando para o Brasil?? A empresa chinesa não consegue resolver o pós venda na China e quer manda a “bomba” pros outros dizendo que agora as baterias vêm de outra empresa???
Complicado!!!