Repsol desfaz parceria Offshore com a Petrobras no Espírito Santo

Repsol deixa bloco no Espírito santo

Repsol Sinopec e Petrobras notificaram o CADE que a primeira deixa a parceria, Petroleira brasileira agora passa a deter 100% do ativo no Espírito Santo

A Repsol Sinopec e a Petrobras acabaram de comunicar ao CADE, órgão federal que fiscaliza as negociações de mercado, o destrato da sociedade que mantinham no bloco exploratório de gás BM-ES-21, no Espirito Santo.
A cessão da Repsol à Petrobras será gratuita e envolve a participação de 11,11% que a empresa espanhola-chinesa detinha no consórcio.

O bloco BM-ES-21 (bloco ES-M-414) teve cinco poços perfurados entre 2009 e 2014, quando foi descoberto gás a uma lâmina d’água de 960 metros e a cerca de 135 km da costa.

Atuação da Repsol no Brasil

A Repsol Sinopec é uma empresa formada pela espanhola Repsol que mantém participação de 60% na Companhia e pela chinesa Sinopec, que detém os outros 40%.
Em 2017 a empresa comemorou 20 anos de atuação no Brasil e na época declarava que o foco principal era o mercado de gás brasileiro.

Em 2012 a Repsol Sinopec anunciou a descoberta de uma das maiores reservas para exploração de gás natural, situada no pré-sal da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
O bloco foi chamado de Pão de Açúcar e entrou para a história da indústria de Petróleo e Gás no Brasil.

Logo a Repsol se tornaria a uma das quatro maiores produtoras de petróleo e gás no Brasil, juntamente com a Petrobras, alcançando a marca de 103.407 barris por dia, como média mensal em agosto de 2017.
Os valores de pesquisa e desenvolvimento da companhia no Brasil superaram o montante de 100 milhões de reais.

A decisão da Repsol Simopec de sair da sociedade com a Petrobras surpreende, pois a empresa sempre enxergou com relevância o mercado de gás natural brasileiro.
A empresa considera o gás natural como essencial na diversificação da matriz energética brasileira e peça chave para a transição de uma economia de baixa emissão de carbono.

Veja também ! AKOFS Offshore contrata Assistentes de Logística em Macaé !

Curso de Salvatagem + HUET

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)