1. Início
  2. Indústria
  3. Reforma tributária propõe alíquota padrão de IBS/CBS em 27,5% com alteração nos impostos
Faça um comentário 3 min de leitura

Reforma tributária propõe alíquota padrão de IBS/CBS em 27,5% com alteração nos impostos

Imagem de perfil do autor Paulo Nogueira
Escrito por Paulo Nogueira Publicado em 13/12/2023 às 12:02
revisão fiscal, reestruturação tributária, alteração nos impostos
© 2023 – Todos os direitos: Portal da Indústria
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

A tributação poderia ser de 21,7% se todos os bens e serviços tivessem a mesma alíquota. Este estudo mostra distorções na arrecadação.

A Confederação Nacional da Industria (CNI) afirma que a reforma tributária é fundamental para simplificar o sistema de arrecadação de impostos e torná-lo mais eficiente. Segundo a entidade, a alíquota padrão conjunta dos novos tributos, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição Social sobre Bens e Serviço (CBS), deverá ser de 27,5%. Com a reforma tributária, cinco impostos sobre consumo, PIS/Cofins, IPI, ICMS e ISS, serão substituídos pelo o IBS, de competência dos estados e municípios, e a CBS e o Imposto Seletivo, de competência da União.

A revisão fiscal e reestruturação tributária propostas pela reforma tributária têm o objetivo de simplificar e modernizar o sistema de cobrança de impostos. A alteração nos impostos é vista como uma medida que trará mais transparência e competitividade para as empresas, além de facilitar o cumprimento das obrigações fiscais. A reforma tributária se faz urgente diante da necessidade de promover mudanças significativas no sistema tributário brasileiro.

Impactos da reforma tributária

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019 estabelece que os novos tributos devem manter a mesma arrecadação dos atuais tributos, em proporção do Produto Interno Bruto (PIB), para que não ocorra aumento da carga tributária.

Estudos realizados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela LCA Consultores revelam que, se fosse adotada uma alíquota uniforme para todos os bens e serviços, sem exceções ou regimes especiais, a alíquota padrão seria de 21,7%. Entretanto, devido ao aumento do número de exceções ao regramento geral de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), a alíquota subiu para 27,5%.

Contribuição Social e Imposto Seletivo: pontos fundamentais da reforma tributária

Segundo Armando Monteiro Neto, presidente do Conselho de Assuntos Tributários e Fiscais da CNI, o novo modelo tributário, com IBS e CBS, tem como objetivo eliminar diversas distorções, simplificar e trazer mais transparência à tributação sobre o consumo.

‘A reforma tributária vai eliminar a cumulatividade e garantir a restituição ágil dos créditos tributários que as empresas apurarem. Finalmente teremos um sistema que desonera as exportações e os investimentos, aumentando a competitividade das empresas, com reflexos positivos sobre o crescimento econômico’, explica Monteiro Neto.

Reestruturação tributária: alíquota conjunta do IBS e da CBS

A alíquota padrão de IBS/CBS foi calculada para reproduzir a arrecadação de PIS/Cofins, IPI, ICMS e ISS, totalizando R$ 916 bilhões em 2020, correspondente a 12,04% do PIB daquele ano. Após estimar a base de incidência potencial do IBS e da CBS a partir do consumo das famílias e do governo, divulgadas nas Contas Nacionais (IBGE) de 2020, verificou-se que a alíquota padrão seria de 21,7%.

No entanto, algumas exceções ao tratamento padrão, como o Simples Nacional, o regime específico do setor financeiro e o tratamento tributário dado às compras públicas, juntamente com a arrecadação do Imposto Seletivo incidente sobre cigarros, bebidas alcoólicas e atividades extrativas, elevam a alíquota padrão de IBS/CBS para 27,5%.

Desafios e reflexos da reforma tributária

A imposição de alíquotas reduzidas ou regimes específicos para alguns bens e serviços resulta em uma alíquota padrão mais alta para os demais. Com isso, a aprovação de exceções previstas na PEC 45/2019 aprovada no Senado implicou um acréscimo de 5,8 pontos percentuais na alíquota padrão de IBS/CBS, que saltou de 21,7% para 27,5%.

Fonte: Portal da Indústria

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Paulo Nogueira

Técnico em Elétrica desde 2008, formado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), antigo CEFET, uma das mais tradicionais instituições de ensino técnico do Brasil. Atuou por diversos anos nas áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção, experiência que hoje aplica na produção de conteúdo especializado sobre o setor energético. Com mais de 8 mil publicações em revistas e portais online, dedica-se à cobertura do mercado de trabalho, petróleo e gás, energia, economia, renováveis e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões ou correções, entre em contato pelo e-mail paulohsnogueira@gmail.com. Este canal não recebe currículos.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x