Produção e venda de veículos sofrem queda expressiva em abril, conforme dados divulgados pela Anfavea, associação representativa das montadoras de veículos no Brasil.
A produção de carros, picapes, utilitários esportivos, vans comerciais, caminhões e ônibus reduziu em 19,4%, enquanto as vendas de veículos novos caíram 19,2%, comparado ao mês anterior.
A indústria automotiva atribui esses resultados negativos ao ambiente desfavorável de juros elevados, que impacta diretamente na queda da demanda por veículos novos, à antecipação de compra de caminhões e ônibus no final do ano passado e ao fornecimento de componentes ainda não estabilizado.
Em abril, a produção de veículos no Brasil atingiu o menor nível às pelo menos desde 2020, totalizando 178,9 mil unidades.
Já os emplacamentos foram de 160,7 mil unidades. A Gerdau, importante fornecedora de aço para a indústria de automóveis no país, informou, na última semana, que ao menos oito fábricas de veículos no Brasil encontravam-se paralisadas.
- Hyundai começa a negociar os caminhões Xcient a hidrogênio
- Hyundai Azera V6 2015: O sedã gigante de 5 metros com motor V6 de 250 cavalos que está dominando as estradas!
- Chevrolet Cruze 2019: 153 CV e economia de 15 km/l: O MELHOR custo benefício de sedan no mercado de seminovo!
- Canadá ameaça cortar 85% da energia dos EUA e impactar 3,6 bilhões de dólares em comércio se Trump impuser tarifas de 25%
Ao compararmos com o mesmo período do ano passado, a produção do mês passado caiu cerca de 4%, enquanto as vendas subiram 9,2%. Nos primeiros quatro meses deste ano, a produção apresentou um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2022, totalizando 714,9 mil veículos. Enquanto isso, as vendas avançaram 14,4% no período, totalizando 632,5 mil unidades.
As exportações de veículos registraram uma queda de 24,1% em abril na comparação anual, totalizando 34 mil unidades exportadas.
No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, as exportações apresentaram queda de 4,3%, com o total de 146,3 mil unidades vendidas para outros países.
A queda na produção e venda de veículos aponta para um cenário preocupante no Brasil, uma vez que a indústria automotiva tem papel fundamental na economia nacional, contribuindo para a geração de empregos e movimentando diversos setores. A expectativa é de que sejam adotadas medidas que estimulem a retomada do setor nos próximos meses.