Blocos do pré-sal foram arrematadas por 6 multinacionais hoje nos leilões

Shell, ExxonMobil, Chevron, BP Energy, Petrogal, Statoil são os novos senhores do petróleo brasileiro, confiram quanto cada um levou de partilha

Os leilões dos blocos de pré-sal ofertados na 4º rodada de licitações foram bem sucedidos e acabaram alcançando novos marcos nas explorações petrolíferas do Brasil. Uma delas e foi a falta de poder de compra da Petrobras, que acabou perdendo duas rodadas, mas devido à seu direito de preferência, ela adotou a estratégia de entrar  em consórcio com outras operadoras multinacionais, abrindo o mercado para  índices surpreendentes. Vejam abaixo quais foram estes blocos e quanto cada um levou de partilha nas explorações.

Empresas Vencedoras e Blocos Arrematados

  • Shell
  • ExxonMobil
  • BP Energy
  • Petrogal
  • Statoil
  • Petrobras

Bloco de Uirapuru – As empresas que arremataram o este bloco foram a Petrogal(14%), Statoil(28%) e  ExxonMobil (28%). Como a Petrobras estavam em um dos grupos perdedores, ela f exerceu seu direito de preferência e é a principal operadora com 30% de participação.

Bloco Dois Irmãos – A Petrobras arrematou 45% deste bloco, a BP e a Statoil estão junto com estatal no consórcio desta aquisição. Este foi o menos disputado e a Petrobras liderou os lances.

Bloco Três Marias – Chevron e Shell lideraram os arremates, fazendo a Petrobras perder a disputa no grupo ao qual estava, e por mais uma vez, a estatal teve manifestar seu direito de preferência. Portanto, a Petrobras está com 30%, Chevron 30% e Shell 40%( operadora principal).

Itaimbezinho  – Foi a menos atraentes dentre todos os blocos ofertados e acabou não recebendo lances

Sindicatos protestaram na 4º rodada dos leilões do pré-sal

A categoria protestou em frente a prédio onde ocorreu o evento, sob as afirmativas que este é mais um capitulo do plano de privatização da Petrobras.  Apesar da estatal ter garantido participações dos 3 blocos disputados, suas porcentagens participativas estariam abaixo do razoável. “A atual gestão da Petrobras está vendendo ao mercado internacional um petróleo que vai fazer falta ao Brasil. A entrega dessa reserva está condenando gerações futuras a não poder desfrutar da riqueza desse recurso natural que descobrimos e detemos aqui no país”, explicou Simão Zanardi, coordenador-geral da FUP.

Baixem o nosso aplicativo para Android, notícias e vagas de empregos na palma da mão com atualizações diárias, sempre focado em processos seletivos reais e com fontes de alta credibilidade. O app é leve e economiza muitos dados móveis, já que a maioria de nossos leitores acessam as nossas matérias em dispositivos móveis. Temos catalogo de produtos, cursos relacionados, empresas que estão contratando, dicas, vídeos e interação entre os usuários. BAIXEM AGORA NA PlayStore CLICANDO AQUI.

Paulo Nogueira

Apaixonado pelo ramo do petróleo e energia, eu e minha equipe dedicamos parte do nosso tempo provendo informações sobre economia e oportunidades deste setor através de fontes oficiais das empresas e comunicados a imprensa.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.