Porto de Itaguaí prevê implementação de calado dinâmico

Com o propósito de aumentar a segurança, a Companhia Docas do Rio de Janeiro – CDRJ, prevê a implementação de calado dinâmico no Porto de Itaguaí.

A  Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) estima que com a implementação do novo calado dinâmico, estima-se, um ganho médio de até 1 metro sobre o atual calado máximo de 17,80 metros, além de mais agilidade no uso do canal de navegação na Baía de Sepetiba.

Interessado em implementar a demonstração do sistema conhecido por DUKC (sigla do inglês Dynamic Underkeel Clearance), a multinacional australiana OMC International iniciou no dia 03 deste mês, medições nas manobras do porto e os estudos de viabilidade de adoção do sistema, que devem ser concluídos até o dia 20 de julho.

O DUKC é um sistema de monitoramento, que analisa como os diversos fatores ambientais afetam o comportamento de cada embarcação para calcular o calado operacional máximo em cada manobra. A implantação do sistema assegura que as embarcações, mesmo sob condições meteorológicas e oceanográficas adversas, irão manter uma profundidade segura entre a quilha e o canal de navegação.

Uma série de variáveis são consideradas tais como: tipo de navio, velocidade, marés, ventos, correntes, ondas, salinidade, afundamento pela velocidade e o trajeto da embarcação no canal.

Todas essas informações e mais os dados de batimetria e características do canal são processados em tempo real, gerando um modelo que permite apresentar o calado máximo em cada situação, considerando o deslocamento vertical do navio em movimento, sem o comprometimento da segurança da navegação. Esse monitoramento facilita a tomada de decisão quanto à entrada e saída de navios.

O uso dessa tecnologia também traz benefícios econômicos, pois permite otimizar a capacidade de carregamento nos navios, reduz a sobrestada das embarcações no porto e maximiza a operação no canal a partir do incremento das janelas de entradas e saídas.

YPFB – petroleira estatal boliviana, informou nesta terça-feira, 09, seu interesse em lançar oferta de compra em duto da Petrobras, que traz gás da Bolívia ao Brasil.

Sobre Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica com ênfase em Automação , Inglês avançado e experiência na indústria de construção naval no estaleiro Brasfels (KeppelFells). Conhecimento dos processos de KPI, planejamento de tubulação, comissionamento e construção de drilling rigs, FPSO’s e reparos.