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Ponte mais alta do mundo terá 2X a altura da Torre Eiffel está mais perto de ser concluída

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 23/01/2025 às 17:23
Ponte
Foto: Reprodução

A construção da ponte mais alta do mundo avança rapidamente. Com o dobro da altura da Torre Eiffel, será um marco na engenharia.

Na semana passada, a China concluiu recentemente a estrutura principal da ponte suspensa mais alta do mundo, localizada na província de Guizhou, sudoeste do país.

A Ponte Huajiang Grand Canyon, com impressionantes 625 metros de altura vertical desde o tabuleiro até a superfície do rio, supera em quase o dobro a altura da Torre Eiffel.

Esta obra monumental promete revolucionar a conectividade regional, reduzindo o tempo de travessia do cânion de quase uma hora para apenas alguns minutos.

Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2025, a ponte de 2.890 metros tem um vão de 1.420 metros.

A conclusão da estrutura principal

A etapa final da estrutura principal foi concluída com a instalação da última viga de aço, pesando aproximadamente 215 toneladas.

O feito foi celebrado pelo China Railway Group e pela China Railway Baoqiao, principais empresas envolvidas na construção.

Segundo Wu Chaoming, engenheiro sênior do projeto, a utilização do maior sistema de içamento de cabos de vão do mundo foi fundamental para a conclusão bem-sucedida da montagem.

O sistema sofisticado inclui tecnologia de transporte, içamento e monitoramento inteligente, garantindo precisão e segurança para lidar com os grandes pesos e vãos da estrutura.

Dimensões e investimentos

Com uma extensão total de 2.890 metros e um vão principal de 1.420 metros, a Ponte Huajiang Grand Canyon também será a maior ponte de vão do mundo em uma região montanhosa.

A estrutura de treliça de aço de suporte de carga consiste em 93 segmentos, que juntos pesam 22.000 toneladas — equivalente a duas Torres Eiffel. O custo total da obra está estimado em US$ 280 milhões, conforme relatado pela Newsweek.

Até o momento, 80% da construção principal foi concluída. A próxima fase do projeto envolve a instalação de segmentos de painéis entre as treliças, com a inauguração prevista para o segundo semestre de 2025.

O projeto é conduzido pelo Guizhou Transportation Investment Group Co Ltd e faz parte de um amplo plano de desenvolvimento de infraestrutura na região.

Desafios técnicos e ambientais

A construção da Ponte Huajiang Grand Canyon enfrentou diversos desafios devido à complexa geografia local.

A região montanhosa de Guizhou, situada entre o Planalto de Yunnan e a Planície do Vale do Yangtze Inferior, apresenta uma geomorfologia e geologia complexas, conhecidas como geomorfologia Castel.

A empresa sueca Alimak, fornecedora de equipamentos para a obra, destacou as dificuldades relacionadas às constantes mudanças climáticas e às diferenças térmicas entre o dia e a noite, que podem resultar em condições meteorológicas severas e ventos intensos.

Além do impacto impressionante na engenharia, a ponte promete trazer melhorias significativas para a economia local.

A nova conexão deve fortalecer o turismo e os laços comerciais entre as cidades vizinhas, como Guiyang e Anshun, estimulando o crescimento econômico e o desenvolvimento de infraestrutura. A economia regional deve se beneficiar com o aumento da mobilidade e a redução dos tempos de deslocamento.

Comparativo com outras pontes

A Ponte Huajiang Grand Canyon ultrapassa em altura a atual recordista, a Ponte Beipanjiang, também localizada na província de Guizhou.

A Beipanjiang, inaugurada em 2016, está situada a 565 metros acima do Rio Beipan e conecta as províncias de Guizhou e Yunnan. Sua altura equivale a um arranha-céu de 200 andares e, frequentemente, está envolta em nuvens, oferecendo vistas espetaculares.

Com quatro faixas de tráfego, a nova ponte Huajiang não apenas supera a Beipanjiang em altura, mas também em capacidade de suporte e avanços tecnológicos, proporcionando uma travessia mais eficiente e segura para os motoristas.

Investimento na infraestrutura chinesa

A conclusão da Ponte Huajiang Grand Canyon representa um marco significativo para a infraestrutura chinesa e global.

A estrutura não apenas simboliza a capacidade de inovação da China, mas também serve como um modelo para futuros projetos de engenharia em regiões de geografia complexa.

Através deste avanço, espera-se que novas pontes e infraestrutura de transportes sejam planejadas com tecnologias ainda mais sofisticadas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região e incentivando outros países a investir em soluções de engenharia de grande escala.

Com informações de News.CN

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Antonio Carlos Muniz da Silva
Antonio Carlos Muniz da Silva
23/01/2025 23:23

O nosso país também precisa destas estruturas para alavancar o nosso desenvolvimento,estas construções reduzem distâncias e geram economia para o país, na redução de importação de petróleo e outros produtos como peças de caminhões e automóveis.

Hugo
Hugo
24/01/2025 08:00

Precisaria primeiro fazer a manutenção das pontes que estão caindo.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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