A construção da ponte mais alta do mundo avança rapidamente. Com o dobro da altura da Torre Eiffel, será um marco na engenharia.
Na semana passada, a China concluiu recentemente a estrutura principal da ponte suspensa mais alta do mundo, localizada na província de Guizhou, sudoeste do país.
A Ponte Huajiang Grand Canyon, com impressionantes 625 metros de altura vertical desde o tabuleiro até a superfície do rio, supera em quase o dobro a altura da Torre Eiffel.
Esta obra monumental promete revolucionar a conectividade regional, reduzindo o tempo de travessia do cânion de quase uma hora para apenas alguns minutos.
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A conclusão da estrutura principal
A etapa final da estrutura principal foi concluída com a instalação da última viga de aço, pesando aproximadamente 215 toneladas.
O feito foi celebrado pelo China Railway Group e pela China Railway Baoqiao, principais empresas envolvidas na construção.
Segundo Wu Chaoming, engenheiro sênior do projeto, a utilização do maior sistema de içamento de cabos de vão do mundo foi fundamental para a conclusão bem-sucedida da montagem.
O sistema sofisticado inclui tecnologia de transporte, içamento e monitoramento inteligente, garantindo precisão e segurança para lidar com os grandes pesos e vãos da estrutura.
Dimensões e investimentos
Com uma extensão total de 2.890 metros e um vão principal de 1.420 metros, a Ponte Huajiang Grand Canyon também será a maior ponte de vão do mundo em uma região montanhosa.
A estrutura de treliça de aço de suporte de carga consiste em 93 segmentos, que juntos pesam 22.000 toneladas — equivalente a duas Torres Eiffel. O custo total da obra está estimado em US$ 280 milhões, conforme relatado pela Newsweek.
Até o momento, 80% da construção principal foi concluída. A próxima fase do projeto envolve a instalação de segmentos de painéis entre as treliças, com a inauguração prevista para o segundo semestre de 2025.
O projeto é conduzido pelo Guizhou Transportation Investment Group Co Ltd e faz parte de um amplo plano de desenvolvimento de infraestrutura na região.
Desafios técnicos e ambientais
A construção da Ponte Huajiang Grand Canyon enfrentou diversos desafios devido à complexa geografia local.
A região montanhosa de Guizhou, situada entre o Planalto de Yunnan e a Planície do Vale do Yangtze Inferior, apresenta uma geomorfologia e geologia complexas, conhecidas como geomorfologia Castel.
A empresa sueca Alimak, fornecedora de equipamentos para a obra, destacou as dificuldades relacionadas às constantes mudanças climáticas e às diferenças térmicas entre o dia e a noite, que podem resultar em condições meteorológicas severas e ventos intensos.
Além do impacto impressionante na engenharia, a ponte promete trazer melhorias significativas para a economia local.
A nova conexão deve fortalecer o turismo e os laços comerciais entre as cidades vizinhas, como Guiyang e Anshun, estimulando o crescimento econômico e o desenvolvimento de infraestrutura. A economia regional deve se beneficiar com o aumento da mobilidade e a redução dos tempos de deslocamento.
Comparativo com outras pontes
A Ponte Huajiang Grand Canyon ultrapassa em altura a atual recordista, a Ponte Beipanjiang, também localizada na província de Guizhou.
A Beipanjiang, inaugurada em 2016, está situada a 565 metros acima do Rio Beipan e conecta as províncias de Guizhou e Yunnan. Sua altura equivale a um arranha-céu de 200 andares e, frequentemente, está envolta em nuvens, oferecendo vistas espetaculares.
Com quatro faixas de tráfego, a nova ponte Huajiang não apenas supera a Beipanjiang em altura, mas também em capacidade de suporte e avanços tecnológicos, proporcionando uma travessia mais eficiente e segura para os motoristas.
Investimento na infraestrutura chinesa
A conclusão da Ponte Huajiang Grand Canyon representa um marco significativo para a infraestrutura chinesa e global.
A estrutura não apenas simboliza a capacidade de inovação da China, mas também serve como um modelo para futuros projetos de engenharia em regiões de geografia complexa.
Através deste avanço, espera-se que novas pontes e infraestrutura de transportes sejam planejadas com tecnologias ainda mais sofisticadas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região e incentivando outros países a investir em soluções de engenharia de grande escala.
Com informações de News.CN
O nosso país também precisa destas estruturas para alavancar o nosso desenvolvimento,estas construções reduzem distâncias e geram economia para o país, na redução de importação de petróleo e outros produtos como peças de caminhões e automóveis.
Precisaria primeiro fazer a manutenção das pontes que estão caindo.