Com quase R$ 400 milhões investidos, a Ponte de Guaratuba chega a 35% de execução. A obra, aguardada há décadas, revolucionará a logística do litoral do Paraná, substituindo o ferry-boat e impulsionando a economia local. A conclusão está prevista para abril de 2026, trazendo modernidade e mobilidade à região.
Uma obra grandiosa promete transformar a infraestrutura e a economia do litoral do Paraná.
Um projeto que representa mais do que uma simples ponte, mas uma conexão essencial para moradores, turistas e comerciantes da região.
Contudo, o impacto dessa construção vai muito além do que se imagina, trazendo avanços estruturais, geração de empregos e uma solução definitiva para uma travessia histórica.
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Afinal, quais os detalhes dessa obra que já atingiu 35% de execução e é considerada uma das mais aguardadas no estado? Descubra tudo a seguir.
O avanço das obras e a data de conclusão
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a construção da Ponte de Guaratuba alcançou 35,3% de execução.
O marco foi confirmado após uma vistoria no canteiro de obras realizada pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, acompanhado por engenheiros e pelo diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
Segundo o cronograma, a previsão de entrega é abril de 2026, com a expectativa de que a próxima temporada de verão seja a última a depender do ferry-boat.
“Estamos à frente do cronograma e comprometidos em entregar essa solução definitiva”, destacou Sandro Alex durante a vistoria.
O contrato, que tem investimento total de R$ 386,9 milhões, já representou um aporte financeiro de R$ 136,6 milhões até agora.
Para Sandro Alex, a execução célere e dentro do prazo demonstra o empenho do governo estadual em modernizar a infraestrutura e melhorar a qualidade de vida da população local.
Detalhes da estrutura
Com 1.244 metros de extensão, a Ponte de Guaratuba contará com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto e calçadas com ciclovia e guarda-corpo.
Essa configuração atende aos padrões modernos de segurança e funcionalidade, priorizando tanto os motoristas quanto pedestres e ciclistas.
Além disso, a obra inclui três quilômetros adicionais de infraestrutura associada, o que engloba melhorias nos acessos às cidades de Guaratuba e Matinhos.
De acordo com o DER/PR, já foram concluídas 34 das 64 estacas previstas, além da fabricação de 52 vigas longarinas pré-moldadas, das quais 15 já foram instaladas.
Benefícios econômicos e sociais
A construção da ponte é vista como um marco não apenas pela sua importância logística, mas também pelos impactos sociais e econômicos que trará.
A obra já gera empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local.
Além disso, a eliminação do ferry-boat representará maior fluidez no tráfego entre as cidades, reduzindo filas e aumentando a eficiência no transporte de mercadorias e passageiros.
Fernando Furiatti, diretor-presidente do DER/PR, enfatizou a importância da obra no contexto estadual.
“Essa é uma conquista para o Paraná. Estar com o cronograma em dia, considerando os desafios logísticos e ambientais, é um grande marco.”
Preocupação ambiental e medidas adotadas
Desde o início, o projeto tem integrado práticas para minimizar o impacto ambiental.
No lado de Matinhos, por exemplo, foram realizadas remoções controladas de vegetação e manejo da fauna local, em conformidade com as exigências legais.
Já no lado de Guaratuba, técnicas como o solo grampeado têm sido utilizadas para garantir a contenção de áreas como o Morro de Caieiras.
Segundo a engenheira do DER/PR Larissa Vieira, todas as etapas seguem rigorosos padrões de segurança e qualidade.
“O avanço significativo que tivemos até agora reflete o comprometimento de toda a equipe e o esforço do Governo do Estado em entregar essa obra tão aguardada pela população.”
Impactos na mobilidade
Atualmente, o tráfego nas regiões próximas à obra foi ajustado para facilitar a continuidade dos trabalhos e minimizar transtornos aos moradores e visitantes.
Em Guaratuba, a Avenida Antônio dos Santos Miranda opera com duas faixas em sentido único.
Já em Matinhos, ajustes foram realizados na Avenida Marechal Hermes, garantindo a fluidez do trânsito durante a execução da obra.
Essas mudanças provisórias fazem parte de um planejamento integrado para garantir que o impacto na mobilidade seja o menor possível, enquanto a ponte não é concluída.
Conclusão e expectativas
A Ponte de Guaratuba não é apenas uma obra de engenharia, mas um símbolo de progresso e modernidade para o litoral do Paraná.
Com previsão de conclusão em abril de 2026, a expectativa é que ela revolucione a logística regional, impulsione o turismo e traga mais qualidade de vida para as populações locais.
Com 35% do cronograma já executado, a promessa de eliminar o ferry-boat e oferecer uma travessia rápida e segura torna-se cada vez mais real.
A população e os comerciantes aguardam ansiosamente pela conclusão desse projeto transformador.
E você, acredita que essa ponte será um divisor de águas para o litoral do Paraná? Deixe sua opinião nos comentários!
Maravilha, parabéns a todos e desejamos o cumprimento da meta. Espero que o Vírus da Corrupção não comprometa essa importante obra para o Estado.
Acho que é o unico virus que resiste a toda forma de cura. E aqui no Brasil ele tá bem “enraizadao”.
Ñ tem lei que faça a cura!
O setor viário do país tem século de atrazo! A construção dessa ponte recupera parte dessa falta de investimento na estruturação viária do litoral paranaense. Espero que outros setores que movem a economia da região sejam alcançados por ATITUDES POLÍTICAS COMO ESSA!
PARABÉNS AOS RESIDENTES LITORÂNEOS!
AOS POLÍTICOS, QUE CONTINUEM CUMPRINDO SUAS OBRIGAÇÕES, – PORQUE PARA ISSO FORAM ELEITOS: TRABALHAR PELO POVO E PARA O POVO!