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Ponte de quase R$ 400 milhões no Brasil vai ligar cidades, gerar empregos e já tem data para ficar pronta; obras chegam a 35%

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 11/01/2025 às 19:35
Ponte de Guaratuba avança 35%, com entrega prevista para 2026. Obra de R$ 400 milhões promete modernizar o litoral do Paraná.
Ponte de Guaratuba avança 35%, com entrega prevista para 2026. Obra de R$ 400 milhões promete modernizar o litoral do Paraná. (Foto ilustrativa)

Com quase R$ 400 milhões investidos, a Ponte de Guaratuba chega a 35% de execução. A obra, aguardada há décadas, revolucionará a logística do litoral do Paraná, substituindo o ferry-boat e impulsionando a economia local. A conclusão está prevista para abril de 2026, trazendo modernidade e mobilidade à região.

Uma obra grandiosa promete transformar a infraestrutura e a economia do litoral do Paraná.

Um projeto que representa mais do que uma simples ponte, mas uma conexão essencial para moradores, turistas e comerciantes da região.

Contudo, o impacto dessa construção vai muito além do que se imagina, trazendo avanços estruturais, geração de empregos e uma solução definitiva para uma travessia histórica.

Afinal, quais os detalhes dessa obra que já atingiu 35% de execução e é considerada uma das mais aguardadas no estado? Descubra tudo a seguir.

O avanço das obras e a data de conclusão

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a construção da Ponte de Guaratuba alcançou 35,3% de execução.

O marco foi confirmado após uma vistoria no canteiro de obras realizada pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, acompanhado por engenheiros e pelo diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

Segundo o cronograma, a previsão de entrega é abril de 2026, com a expectativa de que a próxima temporada de verão seja a última a depender do ferry-boat.

“Estamos à frente do cronograma e comprometidos em entregar essa solução definitiva”, destacou Sandro Alex durante a vistoria.

O contrato, que tem investimento total de R$ 386,9 milhões, já representou um aporte financeiro de R$ 136,6 milhões até agora.

Para Sandro Alex, a execução célere e dentro do prazo demonstra o empenho do governo estadual em modernizar a infraestrutura e melhorar a qualidade de vida da população local.

Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)
Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Detalhes da estrutura

Com 1.244 metros de extensão, a Ponte de Guaratuba contará com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto e calçadas com ciclovia e guarda-corpo.

Essa configuração atende aos padrões modernos de segurança e funcionalidade, priorizando tanto os motoristas quanto pedestres e ciclistas.

Além disso, a obra inclui três quilômetros adicionais de infraestrutura associada, o que engloba melhorias nos acessos às cidades de Guaratuba e Matinhos.

De acordo com o DER/PR, já foram concluídas 34 das 64 estacas previstas, além da fabricação de 52 vigas longarinas pré-moldadas, das quais 15 já foram instaladas.

Benefícios econômicos e sociais

A construção da ponte é vista como um marco não apenas pela sua importância logística, mas também pelos impactos sociais e econômicos que trará.

A obra já gera empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local.

Além disso, a eliminação do ferry-boat representará maior fluidez no tráfego entre as cidades, reduzindo filas e aumentando a eficiência no transporte de mercadorias e passageiros.

Fernando Furiatti, diretor-presidente do DER/PR, enfatizou a importância da obra no contexto estadual.

“Essa é uma conquista para o Paraná. Estar com o cronograma em dia, considerando os desafios logísticos e ambientais, é um grande marco.”

Preocupação ambiental e medidas adotadas

Desde o início, o projeto tem integrado práticas para minimizar o impacto ambiental.

No lado de Matinhos, por exemplo, foram realizadas remoções controladas de vegetação e manejo da fauna local, em conformidade com as exigências legais.

Já no lado de Guaratuba, técnicas como o solo grampeado têm sido utilizadas para garantir a contenção de áreas como o Morro de Caieiras.

Segundo a engenheira do DER/PR Larissa Vieira, todas as etapas seguem rigorosos padrões de segurança e qualidade.

“O avanço significativo que tivemos até agora reflete o comprometimento de toda a equipe e o esforço do Governo do Estado em entregar essa obra tão aguardada pela população.”

Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)
Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Impactos na mobilidade

Atualmente, o tráfego nas regiões próximas à obra foi ajustado para facilitar a continuidade dos trabalhos e minimizar transtornos aos moradores e visitantes.

Em Guaratuba, a Avenida Antônio dos Santos Miranda opera com duas faixas em sentido único.

Já em Matinhos, ajustes foram realizados na Avenida Marechal Hermes, garantindo a fluidez do trânsito durante a execução da obra.

Essas mudanças provisórias fazem parte de um planejamento integrado para garantir que o impacto na mobilidade seja o menor possível, enquanto a ponte não é concluída.

Conclusão e expectativas

A Ponte de Guaratuba não é apenas uma obra de engenharia, mas um símbolo de progresso e modernidade para o litoral do Paraná.

Com previsão de conclusão em abril de 2026, a expectativa é que ela revolucione a logística regional, impulsione o turismo e traga mais qualidade de vida para as populações locais.

Com 35% do cronograma já executado, a promessa de eliminar o ferry-boat e oferecer uma travessia rápida e segura torna-se cada vez mais real.

A população e os comerciantes aguardam ansiosamente pela conclusão desse projeto transformador.

E você, acredita que essa ponte será um divisor de águas para o litoral do Paraná? Deixe sua opinião nos comentários!

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Carlos Martins
Carlos Martins
12/01/2025 07:59

Maravilha, parabéns a todos e desejamos o cumprimento da meta. Espero que o Vírus da Corrupção não comprometa essa importante obra para o Estado.

Deodoro Moreira dos Santos
Deodoro Moreira dos Santos
Em resposta a  Carlos Martins
13/01/2025 16:40

Acho que é o unico virus que resiste a toda forma de cura. E aqui no Brasil ele tá bem “enraizadao”.
Ñ tem lei que faça a cura!

Ademar
Ademar
13/01/2025 22:14

O setor viário do país tem século de atrazo! A construção dessa ponte recupera parte dessa falta de investimento na estruturação viária do litoral paranaense. Espero que outros setores que movem a economia da região sejam alcançados por ATITUDES POLÍTICAS COMO ESSA!
PARABÉNS AOS RESIDENTES LITORÂNEOS!
AOS POLÍTICOS, QUE CONTINUEM CUMPRINDO SUAS OBRIGAÇÕES, – PORQUE PARA ISSO FORAM ELEITOS: TRABALHAR PELO POVO E PARA O POVO!

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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