Nova ponte de 4,5 km será construída em são José do Rio Grande do Norte: Construção de ponte que liga duas cidades promete alavancar economia brasileira após 50 anos de espera.
A construção de ponte em São José do Norte – Rio Grande está mais próxima de se tornar realidade, um marco aguardado por mais de 50 anos para melhorar a conectividade no litoral gaúcho. O Ministério dos Transportes confirmou o avanço do projeto, que visa construir uma nova ponte de 4,5 km que liga duas cidades vizinhas de São José do Norte e Rio Grande.
Em quanto tempo a nova ponte de 4,5 km ficará pronta?
Atualmente, a única ligação entre as duas cidades é aquática, pela Lagoa dos Patos. A nova ponte de 4,5 km proporcionará uma ligação terrestre, integrando as rodovias BR-101 e BR 392 e facilitando o transporte e mobilidade na região.
O estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) foi concluído em março de 2023, marcando um passo importante para o começo da construção.
- O projeto de infraestrutura hídrica da China avança com a maior TBM de blindagem dupla do país: uma máquina gigante que promete transformar o acesso à água no norte
- O metrô mais profundo do mundo: Uma descida de 40 andares que faz seus ouvidos estalarem!
- Komatsu apresenta trator subaquático elétrico automática trabalha a 7 metros de profundidade e planeja mergulho de 50 metros
- Construção de ponte colossal que vai ligar DOIS estados brasileiros pode sair do papel com avanço do projeto
O valor exato do projeto da nova ponte que liga duas cidades ainda será definido com a publicação do edital, mas o Ministério dos Transportes projeta que o edital para contratação dos estudos de implementação da ponte deve ser divulgado até o final de 2024.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) será responsável pela licitação e contratação do projeto executivo, seguido pela licitação e execução da obra em si.
A estimativa é que a construção de ponte que liga duas cidades levará dois anos para ser finalizada, permitindo que as obras possam ter início no primeiro semestre de 2027, caso esteja prevista uma dotação orçamentária na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano.
Entenda os impactos da construção de ponte que liga duas cidades
A construção de ponte de 4,5 km em São José do Norte – Rio Grande está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento e infraestrutura do país.
Esse empreendimento da nova ponte que liga duas cidades promete não apenas encurtar distâncias, mas também facilitar o transporte de bens e pessoas, potencializando o crescimento econômico da região e integrando o litoral gaúcho.
Esse projeto da nova ponte que liga duas cidades representa um marco para a mobilidade na região, proporcionando um impacto significativo das condições de transporte, reduzindo a dependência da travessia aquática e trazendo um novo horizonte de desenvolvimento.
A expectativa é que a construção de ponte que liga duas cidades atraia investimentos e melhore a logística no estado do Rio Grande do Sul, dando suporte a várias cadeias produtivas que dependem das rotas terrestres para agilizar suas operações.
Cidades podem se tornar um ponto de referência no litoral sul do Brasil
Caso o cronograma da nova ponte de 4,5 km siga conforme planejado, a construção da ponte entre São José do Norte e Rio Grande poderá se tornar um ponto de referência no litoral sul do Brasil, uma vez que finalmente proporcionará uma ligação física entre duas cidades historicamente interligadas apenas por meio de embarcações.
Para os moradores locais e para o setor logístico, a construção de ponte que liga duas cidades é uma conquista histórica que promete transformar a mobilidade e fortalecer o desenvolvimento econômico da região sul do estado.
Vale destacar que outros empreendimentos estão crescendo no Brasil e o governo federal deu sinal verde para a construção de uma nova ponte que ligará os municípios de Guaporé e Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. A autorização para a construção dessa nova ponte, que terá 90 metros de extensão e custará R$ 6,1 milhões, representa uma conquista histórica para a região.
Sem precedentes é o dólar a 7 reais e essa irresponsabilidade fiscal.
Calma, o **** presidente **** do Banco central sai semana que vem!!!
Não pode falar ****?
A gastança não para não tem freio,o buraco na frente esta só se abrindo cada vez mais!
Com o Brasil consumindo R$68,9 milhões todos os dias apenas com o novo projeto de terça ponte a ser construída em São José do Norte e Rio Grande, enquanto muitas outras obras essenciais estão paradas, dolarizando o custo de outros setores da economia, não paramos a despesa conquistando menos. Desta vez, o país ficará mais rico! Think da construção de terceira ponte na BR apenas voltará para fazer *bolao* para facilitar as rotas terrestres para o setor logístico aumentar suas atividades e tolerar todo esse gasto público mal distribuído, usando uma enorme parte da riqueza centralizada, quando cabia uma fatia maior de recursos dedicados lá.
Deve ser o dona das lanchas para não aceitar que está ponte trará desenvolvimento para ambas as cidades…uma 🪶
Deve ser o(a) dono(a) das lanchas….
Tomara que façam a ponte para descentralizar os ganhos de um município tão querido como o “Norte”
Não existem pontes nesta travessia! A população sofre muito com o transporte existente, com lanchas em poucos horários e que depende também de condições climáticas! Um marco na história dos dois municípios e de todo o país, visto que é haverá mais um ponto de circulação para o transporte rodoviário que hoje ocorre em sua maioria pela BR 116. Que venha a ponte! Ponte sim!!!