1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Poderoso motor Cummins de 613 cv de potência: um gigante agnóstico lembra que o diesel ainda está vivo, funciona com diferentes combustíveis e promete revolucionar a indústria no mundo
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 6 comentários

Poderoso motor Cummins de 613 cv de potência: um gigante agnóstico lembra que o diesel ainda está vivo, funciona com diferentes combustíveis e promete revolucionar a indústria no mundo

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 07/07/2024 às 16:43
motor - motores - cummins - combustíveis - diesel - hidrogênio
Incrível motor Cummins X15 de seis cilindros em linha: entrega 613 cv de potência e funciona com múltiplos combustíveis sem a necessidade de adaptações

Incrível motor Cummins X15 de seis cilindros em linha: entrega 613 cv de potência e funciona com múltiplos combustíveis sem a necessidade de adaptações

Poucas empresas podem se gabar de uma trajetória tão longa e centenária, e de uma reputação melhor no que diz respeito ao desenvolvimento de motores. Com seu característico motor bloco vermelho, a Cummins continua a consolidar um negócio que depende da combustão interna, em geral, e do diesel, em particular. Um negócio que, longe de se esgotar, nos lembra que o diesel ainda está vivo e não se tornou obsoleto.

Dentre os seus produtos estrela, os motores de seis cilindros da série X e o X15, que será analisado hoje, com seus 15 litros de deslocamento enfrenta a chegada de uma nova geração na qual o diesel deve servir para uma plataforma para motores agnósticos e, por conseguinte, operar com uma ampla variedade de combustíveis que vão muito além do diesel.

Conheça o Cummins X15 HELM, o gigante que promete revolucionar a indústria automotiva

A série de motores a diesel X15 é capaz de fornecer até 613 cv de potência e um torque máximo de 2.780 Nm. A nova geração de motores foi apresentada nestes dias no INTERMAT 2024 em Paris.

Motores diesel agnósticos da Cummins

Este motor lançado inicialmente em 1998, tem sido progressivamente revisado não só para se adaptar às normas de emissões, cada vez mais exigentes, mas também para responder às novas necessidades que estão surgindo para reduzir a pegada de carbono em aplicações de todos os tipos, desde transporte pesado por estrada, até máquinas de grande porte em aplicações de engenharia civil, mineração ou agricultura.

Há muito tempo que a Cummins apostou numa solução de motores diesel agnósticos, que não se refere a uma corrente filosófica, nem à crença na existência de Deus, mas à capacidade de um motor para poder empregar uma grande variedade de combustíveis.

Motor diesel agnóstico, como o da Cummins, promete funcionar com diferentes combustíveis, na qual tudo que está abaixo da tampa de válvulas é comum.

Uma abordagem agnóstica à descarbonização do transporte, por exemplo, propõe que deve ser abordada a partir de diferentes tecnologias, que não só passariam pelo veículo elétrico de baterias e hidrogênio, mas também por soluções de combustão, como combustíveis neutros e biocombustíveis.

Um motor diesel agnóstico, como o da Cummins, deve funcionar com diferentes combustíveis e misturas de combustíveis em diferentes proporções sem adaptações significativas, ou em configurações modulares, com adaptações menores.

Plataformas agnósticas HELM – maior eficiência, menores emissões e múltiplos combustíveis.

A nova geração do motor X15 da Cummins pode funcionar com proporções de 20% de biodiesel, também diesel renováveis em proporção de até 100%. Ele está incluído na série de plataformas agnósticas denominadas HELM – sigla de Higher Efficiency, Lower Emissions, Multiple Fuels, traduzido como maior eficiência, menores emissões e múltiplos combustíveis.

Também pode funcionar com proporções de hidrogênio e até mesmo com gás natural, dispondo de uma versão X15N, sob uma concepção modular que permite compartilhar boa parte do bloco do motor e da cabeça do cilindro entre versões destinadas a diferentes combustíveis, fazendo com que as únicas diferenças entre motores residam nas adaptações que foram instaladas sobre a tampa de válvulas.

Adoraria saber o que você achou do novo motor Cummins X15 HELM. Conte para nós na seção de comentários. Não se esqueça de ativar as notificações do CPG para acom

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Souza
Souza
07/07/2024 19:41

A Cummins na vanguarda do aprimoramento da adequação de novos combustíveis. Diante da onda crescente do aquecimento global. Onde fala tanto em baixo teor de poluição ao meio ambiente! 👏👏👏👏

Gustavo
Gustavo
07/07/2024 20:16

É omnívoro o termo técnico correto, não agnóstico

Alfredo tura de Irecê Bahia
Alfredo tura de Irecê Bahia
07/07/2024 20:16

Tenho três navistar com motor de 410 CV,logo vou estalar mó x15, 410 e fraco,mas muito fonfiavel

Erlei José Correia
Erlei José Correia
08/07/2024 07:11

Acho que vai calar muitas bocas por aí que falam que este motor não é bom.

Amefistofelis Godoy pereira
Amefistofelis Godoy pereira
08/07/2024 07:56

O melhor motor do mundo.sempre de olho no futuro

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x