Petróleo e gás natural podem ser a melhor aposta para a recuperação da economia brasileira

Valdemar Medeiros
por
-
31-10-2020 11:55:22
em Petróleo, Óleo e Gás
Petróleo – Gás natural - economia Campo offshore

Existem visões distintas e divergentes sobre se e em que medida devemos fazer a transição de combustíveis fósseis confiáveis, como petróleo e gás natural, para fontes de energia mais intermitentes, como eólica e solar, isso ajudará na recuperação da economia brasileira?  

A verdade segundo jornalistas  e pesquisadores norte americanos é que não importa onde você esteja, a verdade é que interromper arbitrariamente o desenvolvimento de petróleo e gás natural prejudicaria seriamente nossa economia, colocaria em risco a recuperação pós-pandemia e nos negaria um motor de inovação crítico para tecnologias mais limpas.

Leia também

A indústria de Petróleo e gás natural no Brasil  

A indústria de petróleo e gás natural também é um parceiro fundamental no desenvolvimento de tecnologia limpa e com eficiência energética.

A indústria gasta mais de R$ 4,5 bilhões anualmente em pesquisa e desenvolvimento, em parceria com universidades e laboratórios de pesquisa em todo o país. Esse pipeline científico e as inovações que ele traz serão interrompidos por propostas que regulam, tributam e restringem o investimento no setor.

Exportações de gás (GNL) e gás (GLP)  

Há também o papel que as exportações de gás natural liquefeito (GNL) e gás liquefeito de petróleo (GLP) desempenham no avanço da economia.   Nossas exportações ajudam essas nações a reduzir sua dependência energética de países como a Rússia, que buscam aumentar sua hegemonia global por meio do comércio de energia.

O papel do Brasil como um parceiro de exportação, portanto, fortalece as relações bilaterais em regiões-chave, aumentando nossa segurança nacional no processo.

A importância do Petróleo e Gás Natural para economia brasileira  

Para reforçar a importância do setor de petróleo e gás natural para economia, a EY e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) elaboraram um estudo – Relevância do Petróleo para o Brasil – que demonstra as diversas oportunidades de investimento no mercado e o valor que a indústria tem para a economia do país.

Os dados do estudo reforçam que o Brasil possui reservas de petróleo e gás em abundância, ocupando o terceiro lugar no ranking das principais atividades econômicas e o quarto em relação às exportações, desempenhando um relevante papel para o alcance de superávit comercial.

Além disso, o mercado de petróleo e gás configura o primeiro lugar do setor industrial no que diz respeito a arrecadação de impostos federais, com impacto significativo no mercado de trabalho nacional, já que os empregos gerados pelo setor fornecem salários maiores do que a média salarial da indústria brasileira.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.