Petroleiros anunciam greve na Bahia, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo

Roberta Souza
por
-
05-03-2021 16:10:04
em Petróleo, Óleo e Gás
Petroleiros, greve, Bahia Petroleiros

Segundo a federação, a greve foi aprovada por assembleias realizadas desde a semana passada pelos Sindicatos dos Petroleiros (Sindipetros) filiados à FUP

Ontem, quinta-feira (04/03), a Federação dos Única dos Petroleiros (FUP) notificou que petroleiros dos estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo entrariam em greve para arrecadar direitos e resistir ao risco de privatização da Petrobras. Também são contra a venda de refinarias no estado da Bahia.

Petroleiros retomam greve na Bahia

Os petroleiros do estado da Bahia retomaram a greve na sexta-feira (5). A greve começou no dia 18 de fevereiro, mas foi temporariamente suspensa no mesmo dia após o início das negociações da Petrobras. Contudo, as negociações não avançaram e segundo comunicado da confederação, a greve foi aprovada pelo sindicato petroquímico da FUP (Sindipetros) em comício realizado desde a semana passada.

A FUP disse que “A greve também foi aprovada pelos trabalhadores da Unidade de Xisto do Paraná (SIX), que devem iniciar o movimento nos próximos dias, assim como na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco”.

Posicionamento Petrobras

A Petrobras informou que “A companhia continua aberta ao diálogo com as entidades sindicais. Uma agenda de reuniões vinha sendo realizada com os sindicatos e só foram suspensas após a companhia ser notificada de greve e representantes sindicais abandonarem as negociações”.

A empresa disse ainda que eventuais greves relacionadas à alienação de ativos “não atendem aos requisitos legais para o exercício do direito de greve” e podem ser consideradas um insulto.

“A companhia tomará todas as medidas administrativas e jurídicas cabíveis para manter a continuidade operacional, com segurança das instalações, pessoas e meio-ambiente”, concluiu a Petrobras.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos