Petroleiras se unem para exploração de petróleo onshore no Espírito Santo

Roberta Souza
por
-
23-03-2021 17:38:19
em Petróleo, Óleo e Gás
Onshore, petróleo, Espírito Santo Blocos de petróleo onshore/ Reprodução – Via Google

A petroleira EnP e a Petres Energia fecharam uma parceria para exploração de petróleo onshore no Espírito Santo em 10 blocos

O Estado do Espírito Santo pode receber duas empresas do ramo de óleo e gás, para explorar petróleo em campos onshore no norte do estado. A parceria é entre a EnP – Energy Plataform e a recém criada Petres Energia. A joint venture, nomeada de Energy Paranã deseja comprar os direitos de participação da EnP nessas áreas, que é 50% da franquia, já a outra metade pertence ao Imetame, para explorar 10 blocos.

Blocos onshore no Espírito Santo

Dos 10 blocos exploratórios envolvidos na negociação, 7 foram adquiridos pelo consórcio EnP-Imetame no leilão da ANP no final do ano passado, e os outros 3 foram adquiridos da Petro- Victory. Dessa forma, metade da participação dos blocos virá da Energy Paranã, enquanto os demais integrantes continuarão com a Imetame. A conclusão da aquisição depende da aprovação da ANP.

Blocos de exploração são áreas com potencial para descobrir acumulações de petróleo e gás. Na fase de exploração, os investimentos exploratórios são feitos para descobrir o petróleo e determinar se sua produção é comercialmente viável.

Exploração de petróleo e gás natural onshore

Renata Isfer, que atuou como secretária de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME) entre 2019 e 2020, diz que a expectativa de abertura do mercado de gás natural, aliada a uma melhor fiscalização da exploração e produção onshore, constitui a solução ideal para novos investimentos no setor de petróleo e gás.

Márcio Félix que também atuou como secretário-executivo do MME entre 2018 e 2020, afirma que o Brasil é um dos países com maior saldo de produção de petróleo e gás. Seja na exploração de óleo com baixo teor de enxofre ou de gás natural onshore, há muito espaço para crescimento.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe