Petrobras – Poço mais profundo da história da empresa dá início à produção de petróleo e gás




Petrobras dá início à produção de Farfan, com poço mais profundo da história da companhia, com aproximadamente 2.500 metros

A Petrobras divulgou ontem (27) que avançou na produção de petróleo e gás em águas profundas. Desta vez, a companhia iniciou, no último dia 22, o Teste de Longa Duração (TLD) de Farfan, localizado a aproximadamente 70 km da costa de Sergipe, com lâmina d’água (profundidade) de aproximadamente 2.500 metros.

Veja também:

O Teste de Longa Duração (TLD) é utilizado para testar o comportamento do reservatório em produção e assim, obter as características do petróleo produzido. Este é o primeiro TLD realizados em águas nordestinas ultraprofundas. Ainda, este é o poço mais profundo a produzir petróleo e gás da Petrobras no Brasil.

Durante a realização destes testes, a expectativa é de que a produção média prevista será de aproximadamente 7 mil barris de óleo por dia e 500 mil m³ por dia de gás associado.

O FPSO responsável pela realização dos testes é o FPSO Cidade de São Vicente, que terá duração de cerca de 180 dias, com desmobilização planejadas para o 2° semestre de 2020. Farfan está localizado na concessão BM-SEAL-11, sendo 60% Petrobras (operadora) e 40% IBV.

Em fase anterior ao TLD, um plano de avaliação de descoberta (PAD) foi feito e constatou que há presença de óleo de excelente qualidade na região da Bacia de Sergipe-Alagoas. Com os testes em andamento, a Petrobras vida constatar para decidir quais serão os próximos projetos de desenvolvimento da produção na região.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos