1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Petrobras investe em energia renovável no RN com projeto para a instalação de parques eólicos offshore
Localização RN Tempo de leitura 3 min de leitura

Petrobras investe em energia renovável no RN com projeto para a instalação de parques eólicos offshore

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 21/06/2023 às 18:52
Petrobras, energia, eólica, offshore
Imagem de Thomas G / Fonte: Pixabay

O presidente da Petrobras compartilhou a visão de criar um ecossistema voltado para a energia eólica offshore na região

Nos próximos anos, o Rio Grande do Norte está se consolidando como uma das principais localidades para o estudo e desenvolvimento de tecnologias da Petrobras voltadas para a instalação de parques eólicos offshore no Brasil, de acordo com o ADVFN. Durante uma coletiva de imprensa, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, compartilhou a visão de criar um ecossistema voltado para a energia eólica offshore na região, gerando benefícios para todos os envolvidos, incluindo trabalhadores, estudantes e empresas interessadas no setor.

Petrobras e a estratégia de transição energética

A sede da Petrobras no Rio Grande do Norte, localizada na Cidade da Esperança em Natal, desempenhará um papel crucial na promoção da transição energética e sustentabilidade. A Diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, liderada por Mauricio Tolmasquim, terá parte de suas atividades concentradas na região. Tolmasquim destacou a importância estratégica das operações de energia eólica offshore para a Petrobras, afirmando que é fundamental olhar além do presente e aproveitar as oportunidades futuras.

Além da Petrobras, outros participantes da coletiva foram o presidente da Federação das Indústrias do RN, Amaro Sales, e o diretor do SENAI do Rio Grande do Norte e do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello. O encontro ocorreu após um evento na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), onde foi assinado um protocolo de intenções para desenvolver ações e estratégias relacionadas à transição energética, energias renováveis e descarbonização no Brasil.

ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS - MERCADO LIVRE
CAVALO-DE-PAU NA BAHIA
O incrível registro fotográfico dos primórdios da produção de petróleo no mar no Brasil
Ícone de Episódios Saiba Mais

Perspectivas e benefícios da energia eólica offshore que será instalada pela Petrobras

Mauricio Tolmasquim esclareceu que não há uma competição direta entre a energia eólica offshore e a eólica onshore, pois os investidores e as condições de mercado são diferentes. Embora o preço da energia eólica offshore seja atualmente mais alto, a tendência é que esse custo diminua com o tempo, assim como ocorreu com outras fontes, como a energia solar e a eólica onshore. 

Além disso, Tolmasquim ressaltou que o Brasil possui um conhecimento extenso no trabalho em ambientes marítimos, principalmente na indústria petrolífera, o que cria uma vantagem comparativa para a exploração da energia eólica offshore pela Petrobras.

Oportunidades que a Petrobras gera para a indústria nacional

Durante a coletiva, o presidente da FIERN, Amaro Sales, enfatizou as oportunidades que surgirão para a indústria nacional com a instalação de parques eólicos offshore pela Petrobras. Ele destacou duas vertentes de benefícios: a produção de materiais e a geração de empregos durante a construção e produção de componentes para os parques, e a disponibilidade de energia mais barata que poderá ser consumida pela indústria após o período de implantação.

O Rio Grande do Norte está se tornando um destino promissor para o desenvolvimento de parques eólicos offshore no Brasil. Com o apoio da Petrobras, a região está criando um ecossistema favorável para a energia eólica offshore, buscando impulsionar a transição energética e promover a sustentabilidade. 

A tendência de queda nos preços da energia eólica offshore, juntamente com os benefícios para a indústria nacional, fortalecem esse movimento em direção a uma matriz energética mais limpa e sustentável. A cooperação entre os setores público e privado será fundamental para o sucesso desse empreendimento e para impulsionar a transição energética no país.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos