Petrobras inicia nova fase na venda de sua participação de empresa na Argentina

Petrobras inicia segunda fase de venda da mega

Venda de participação em empresa na Argentina foi iniciada em maio pela Petrobras e teve na última sexta-feira (30/08) mais um importante passo

Conforme o click Petróleo e Gás anunciou em maio, a Petrobras havia anunciado a venda da fatia de 34% que detém na Companhia Mega da Argentina.
Pois bem, agora a estatal brasileira anuncia o avanço em mais uma etapa neste processo. A Petrobras iniciou a entrega das cartas-convites aos interessados habilitados na fase anterior.

Esta fase se chama fase vinculante da oferta e traz instruções sobre o processo de desinvestimentos, incluindo sobre como as empresas devem apresentar suas propostas pela participação da Petrobras na fábrica.

A fábrica na Argentina

A Mega é uma planta na argentina que processa gás natural e fraciona seus líquidos (etano, propano, butano e gasolina natural), e tem capacidade para mais de 40 milhões de metros cúbicos por dia e uma unidade de fracionamento de líquidos de gás natural com capacidade de até 5 milhões de m³/dia.
A Petrobras tem como sócios na Mega, a espanhola Repsol YPF e a americana Dow Chemical. A Mega está em operação desde abril de 2001.

A venda da participação da Petrobras faz parte do programa de desinvestimentos da companhia que está sendo acelerado na gestão do novo presidente, Roberto Castello Branco.

A Petrobras já anunciou a venda de oito refinarias das suas 13 refinarias e pretende com isso arrecadar cerca de US$ 15 bilhões para diminuir a divida da empresa.

O planejamento da estatal é também reduzir custos operacionais e economizar cerca de US$ 8,1 bilhões. Para tal já anunciou fechamento de vários escritórios pelo Brasil, como o edifício Edinc em Macaé.

O objetivo da empresa com seu plano de desinvestimentos, além de amortizar dívidas é se desfazer de ativos que a direção da empresa não considera como seu expertise principal, que é a exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas.

Leia também ! Palestra sobre investimentos da Petrobras na Bacia de Santos na próxima terça-feira !

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)