Programa de venda das refinarias da Petrobras continua avançando e processo da Regap em Minas Gerais evolui para segunda fase
Em 13 de setembro o Click Petróleo e Gás informou que a Petrobras, mantendo-se firme em seu plano de desinvestimentos, tinha anunciado mais uma leva de refinarias a serem privatizadas, dentre elas a REGAP, a RAMAN, a LUBNOR e a SIX.
Dando prosseguimento aos processos a estatal avançou com o processo de venda da refinaria Gabriel Passos, a REGAP em Minas Gerais. Agora foi a vez da entrada da chamada “fase não vinculante” do processo.
Nesta fase os interessados habilitados receberão memorando descritivo contendo informações mais detalhada sobre a planta e instruções de como elaborar as propostas para compra daquela que é a responsável pelo refino de 7% do petróleo do Brasil.
- Top 8 megaprojetos da América do Sul em andamento: investimentos e infraestrutura de futuro
- Carros no Brasil: frota envelhecida passa dos 10 anos e traz desafios de segurança e sustentabilidade
- Quer ser técnico de elevador? Atlas Schindler abre vagas em curso técnico gratuito com bolsa de quase R$ 1500
- Nordeste se torna ‘oásis’ da indústria no Brasil e lidera geração de vagas no setor em 2024, superando outras regiões
A refinaria da Petrobras está localizada em Betim e foi anunciada em conjunto com a venda das refinarias Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas; Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará; e Unidade de Industrialização do Xisto (Six) no Paraná.
Desinvestimentos
A refinaria Gabriel Passos (REGAP) tem capacidade de de processamento de 166 mil barris/dia, ou seja, 7% da capacidade total de refino de petróleo do Brasil) e seus ativos incluem um conjunto de dutos com mais de 720 Km.
Assim que assumiu o poder o novo governo decidiu alavancar o programa de desinvestimentos e anunciou a venda de 8 refinarias visando arrecadar bilhões de dólares para reduzir o grau de endividamento da Petrobras e passar a focar na Exploração e Produção de petróleo em águas profundas, principal expertise da companhia, segundo seu novo presidente, Roberto Castello Branco.
A Petrobras informou ainda que o início da mesma fase das outras refinarias (eman, Lubnore e SIX) está previsto para acontecer nas próximas semanas.
“Os desinvestimentos em refino estão alinhados à otimização de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando a maximização de valor para os nossos acionistas”, afirmou a empresa.
Leia também ! Bacias do Ceará e Potiguar podem ter a operação de novas petroleiras !