Petrobras dá mais um passo para venda de sua refinaria em Minas Gerais

Petrobras avança com a venda de refinaria em MG

Programa de venda das refinarias da Petrobras continua avançando e processo da Regap em Minas Gerais evolui para segunda fase

Em 13 de setembro o Click Petróleo e Gás informou que a Petrobras, mantendo-se firme em seu plano de desinvestimentos, tinha anunciado mais uma leva de refinarias a serem privatizadas, dentre elas a REGAP, a RAMAN, a LUBNOR e a SIX.
Dando prosseguimento aos processos a estatal avançou com o processo de venda da refinaria Gabriel Passos, a REGAP em Minas Gerais. Agora foi a vez da entrada da chamada “fase não vinculante” do processo.

Nesta fase os interessados habilitados receberão memorando descritivo contendo informações mais detalhada sobre a planta e instruções de como elaborar as propostas para compra daquela que é a responsável pelo refino de 7% do petróleo do Brasil.

A refinaria da Petrobras está localizada em Betim e foi anunciada em conjunto com a venda das refinarias Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas; Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará; e Unidade de Industrialização do Xisto (Six) no Paraná.

Desinvestimentos

A refinaria Gabriel Passos (REGAP) tem capacidade de de processamento de 166 mil barris/dia, ou seja, 7% da capacidade total de refino de petróleo do Brasil) e seus ativos incluem um conjunto de dutos com mais de 720 Km.

Assim que assumiu o poder o novo governo decidiu alavancar o programa de desinvestimentos e anunciou a venda de 8 refinarias visando arrecadar bilhões de dólares para reduzir o grau de endividamento da Petrobras e passar a focar na Exploração e Produção de petróleo em águas profundas, principal expertise da companhia, segundo seu novo presidente, Roberto Castello Branco.

A Petrobras informou ainda que o início da mesma fase das outras refinarias (eman, Lubnore e SIX) está previsto para acontecer nas próximas semanas.

“Os desinvestimentos em refino estão alinhados à otimização de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando a maximização de valor para os nossos acionistas”, afirmou a empresa.

Leia também ! Bacias do Ceará e Potiguar podem ter a operação de novas petroleiras !

Curso de Salvatagem + HUET

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)