Petrobras inicia venda de mais 4 refinarias em Minas Gerais, no Amazonas, Ceará e Paraná

Petrobras 4 refinarias à venda Minas Gerais Amazonas Ceará e Paraná

As refinarias REGAP, RAMAN, LUBNOR e SIX fazem parte do segundo pacote de vendas da Petrobras, anúncio feito neste dia 13 pela própria estatal

A Petrobras, mantendo-se firme em seu plano de desinvestimentos, anunciou na manhã desta sexta-feria (13) mais uma leva de refinarias a serem privatizadas, são elas: REGAP, RAMAN, LUBNOR e SIX.  À primeira leva que incluem a RLAM, REVAP, REPAL e Rnest já contam com mais de 20 interessados ( vejam aqui).

A seguir, vejam as informações e características de cada refinaria

  • REGAP (Refinaria Gabriel Passos) – instalada na cidade de Betim, no estado de Minas Gerais, ela é capaz de processar cerca de 166.000 barris diariamente e dentre seus ativos, ela detém óleo dutos com mais de 720 quilômetros.
  • REMAN ( Refinaria Isaac Sabbá ou Refinaria de Manaus) – instalada na cidade de Manaus, no estado do Amazonas,  ela pode processar 46 mil da barris de petróleo diariamente e também contato com anexo para armazenamento.
  • LUBNOR (Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste) – Localizado na cidade de Mucuripe, no estado do Ceará, ela processa 8 mil barris por dia e é a única em território brasileiro com capacidade de produzir lubricantes do tipo naftênicos
  • SIX (Unidade de Industrialização do Xisto) – Localizado no município de São Mateus do Sul, no estado do Paraná,  ele consegue processar 8 mil de barris por dia e tem como principal produto fabricação de asfalto e lubrificantes.

Enquanto a Petrobras sai, estrangeiras entram

Nos últimos leilões do petróleo promovidos pela ANP no dia 10 de setembro, 45 blocos exploratórios foram arrematados, principalmente no nordeste.

A Petrobras conseguiu aprovação da ANP para finalmente vender os campos de Carapeba, Pargo e Vermelho, na Bacia de Campos para a Perenco no último dia 12.

ExxonMobil iniciará as atividades de perfuração já em 2020 na Bacia de Sergipe. Haverá movimentação da econômica  da região que vai gerar bilhões em negócios e empregos.

Paulo Nogueira

About Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.