Maior refinaria da Petrobras, a Replan, bate recorde de processamento de óleos do pré-sal

Flavia Marinho
por
-
11-12-2020 13:55:43
em Petróleo, Óleo e Gás
pré-sal - petrobras - refinaria

A Replan, Refinaria de Paulínia da Petrobras, apresentou em novembro deste ano uma marca de 1.356.851 m³ de processamento de óleos do pré-sal

Petrobras informou em fato relevante na manhã deste dia (11/12) que a sua maior refinaria, a Replan (Refinaria de Paulínia), atingiu em novembro um novo recorde de processamento de óleos do pré-sal, ao alcançar a marca de 1.356.851 m³, o equivalente a 74% do total do petróleo processado no mês. Petrobras prorroga as inscrições para concorrer as 236 vagas em seu Programa Jovem Aprendiz

Leia também

Segundo o comunicado, no recorde anterior, de outubro deste ano, a Replan havia registrado 1.316.876 m³ de óleos do pré-sal processados, o que representou 68% da carga.

Dentre os óleos do pré-sal processados em novembro na Replan, destacam-se os petróleos Búzios, Sapinhoá, Tupi e Atapu. A produção de óleo da camada pré-sal tem aumentado consideravelmente nos últimos anos e contribuído para o menor processamento de óleos leves importados, pois os óleos do pré-sal são mais leves que os óleos dos campos do pós sal.

Sobre a Refinaria de Paulínia da Petrobras

A Replan tem capacidade de processar 69 milhões de litros de petróleo por dia, a maior do parque de refino da Petrobras. Os principais derivados produzidos são diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), gás liquefeito de petróleo (GLP), óleos combustíveis, asfaltos, coque e propeno.

A produção da Replan corresponde a aproximadamente 20% de todo o refino de petróleo no Brasil, processando quase a sua totalidade de petróleo nacional, grande parte oriunda da Bacia de Santos (pré-sal).

A Refinaria de Paulínia iniciou sua atividade de operação no dia 2 de fevereiro de 1972, três meses antes da inauguração. Cerca de 20 mil metros cúbicos de petróleo por dia (126 mil barris) eram processados naquela época.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.