1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Para se firmar no mercado de veículos elétricos, LG adquire startup que desenvolve carregadores compactos e que permitem a gestão do tempo de carregamento
Tempo de leitura 3 min de leitura

Para se firmar no mercado de veículos elétricos, LG adquire startup que desenvolve carregadores compactos e que permitem a gestão do tempo de carregamento

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 28/06/2022 às 13:37
Para se firmar no mercado de veículos elétricos, LG adquire startup que desenvolve carregadores compactos e que permitam a gestão do tempo de carregamento em tempo real
Fonte da imagem: LG/Divulgação

A LG está se consolidando no mercado de veículos elétricos e, agora, adquiriu uma startup para o desenvolvimento de carregadores portáteis que permitem a gestão do tempo de carregamento

A LG está firmando as bases de seu negócio no grande mercado de veículos elétricos com a compra da startup da Coreia do Sul AppleMango, responsável pela produção de baterias para carros elétricos. O valor da negociação não foi divulgado e a famosa empresa de eletrônicos tem o objetivo de desenvolver estações de carregamento compactas, de interface amigável e que possibilitem a gestão do tempo de carregamento em tempo real. Esta aquisição não é a primeira que a LG está fazendo no setor de veículos elétricos: a empresa já conta com baterias, sensores e telas para carros elétricos.

LG fecha parcerias para o avanço no setor de veículos elétricos

Recentemente, a LG fechou parceria com a Magna International para o desenvolvimento de propulsores para carros elétricos, carregadores de bordo e inversores para montadoras.

No caso da AppleMango, que apesar de ser bastante nova, sendo fundada em 2019, já conseguiu desenvolver algumas novas tecnologias próprias, como é o caso do carregador portátil para carros elétricos. A LG também atuará em outras parcerias como a GS Energy, que opera instalações de carregamento de carros elétricos, e também a GS Neotek para a construção da infraestrutura necessária.

Além disso, a multinacional de eletrônicos também almeja instalar uma fábrica de carregadores na Coreia do Sul ainda no final deste ano, mais precisamente no LG Digital Park. O objetivo da empresa é disponibilizar aos seus diversos clientes soluções únicas de carregamento, incluindo sistemas para hotéis, residências, shopping centers e prédios públicos.

Hyundai também fecha parceira com a multinacional LG

Em agosto do último ano, a LG e a Hyundai fecharam uma parceria para o desenvolvimento de uma joint venture que tem como foco a produção de carros elétricos. As empresas assinaram, na época, uma carta de intenções com o governo da Indonésia para que o projeto saísse do papel.

No total, as empresas estão investindo R$ 1,1 bilhão na parceria, onde as participações são iguais. A fábrica será instalada em Karawang, perto da capital Jacarta, recebendo diversos tipos de incentivos fiscais das autoridades locais.

A fábrica das duas multinacionais terá uma área total de 330 mil m² e teve sua construção iniciada no último ano, com previsão de conclusão em 2023. Desta forma, a fábrica entrará em total operação em 2024, podendo fabricar baterias de íon-lítio com capacidade de 10 GWh, o suficiente para abastecer 150 mil veículos elétricos.

LG entra no mercado de veículos elétricos

A LG anunciou no último ano a compra de 51% da Magna e começou suas operações em julho. Neste mesmo mês, a LG também anunciou o encerramento da produção de smartphones. Após anos de prejuízos, a empresa decretou o fim da produção destes eletrônicos.

A primeira iniciativa foi informada pela empresa em nota para o encerramento na produção da fábrica de Haiphong, situada no Vietnã. O local foi fechado e passará por mudanças, transformando-se em uma fábrica de eletrodomésticos.

A parceria com a Magna não é a primeira da LG voltada para a divisão da empresa de carros elétricos. Em 2018, a empresa de eletrônicos virou suas atenções para os EVs, anunciando a compra da ZKW, produtora de faróis para carros da Áustria.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos