1. Início
  2. / Automotivo
  3. / ‘Carros elétricos e a combustão poderão ser comprados pelo mesmo valor nos próximos anos’, afirma diretora tributária da GM
Tempo de leitura 3 min de leitura

‘Carros elétricos e a combustão poderão ser comprados pelo mesmo valor nos próximos anos’, afirma diretora tributária da GM

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 13/01/2022 às 11:14
carros elétricos - carros a combustão - GM - General Motor - diretora-tributaria-
Marina Willisch prevê ainda que valor de venda perderá importância na hora da escolha – foto: estadão/Reprodução

GM deixará de produzir carros a combustão até 2040 para focar nos carros elétricos. Até lá, os preços dois tipos de veículo serão basicamente iguais, sendo assim, o consumidor buscará pela qualidade e autonomia e não pelo preço

Marina Willisch é integrante de um grupo de jovens líderes de enormes empresas no país. A diretora estudou na Alemanha e é formada em direito, atuando nas áreas jurídica, tributária e financeira, onde 15 anos foram na indústria automotiva. Marina ingressou na Mercedes-Benz do Brasil em 2003 e, dez anos depois, foi convidada pela GM para ser diretora tributária. De acordo com a jovem, daqui a alguns anos os carros elétricos e os carros a combustão poderão ser comprados pelo mesmo preço.

Leia também

General Motors enfrenta desafios na indústria automotiva em 2021

De acordo com Marina, 2021 foi um ano de superação, desafios e evolução para a GM. A continuidade da pandemia e a escassez de componentes para os carros a combustão foram um dos principais impasses. Entretanto, a empresa enfrentou esses desafios e prosseguiu.

Segundo a diretora, em relação à criação de tecnologias para o país, qualquer processo decisivo para trazer um investimento, inovação ou criação de um produto, é feito de forma colegiada. A General Motors ouve todas as áreas para que possa ser estudada a melhor forma de chegar ao resultado esperado. A nova Montana, por exemplo, é um produto excepcional. É um dos carros a combustão que vai agradar pessoas que carregam muitas coisas e possuem uma família grande.

A diretora tributária da GM não pode fornecer mais detalhes para não dar “spoiler” do veículo. A marca Chevrolet é muito bem aceita pelo consumidor brasileiro e conta com uma engenharia forte. O Brasil possui uma grande capacidade humana, com gente bastante técnica, comprometida e especializada, o que dá à GM uma grande vantagem competitiva.

Meta global da GM pretende trazer mais carros elétricos ao mercado nacional

Em relação à chegada dos carros elétricos, Marina afirma que não arriscaria fazer previsões, entretanto, para a General Motors, os objetivos são: zero acidentes, congestionamentos e emissões. Isso é um plano global que está sendo posto em prática desde 2017 e do qual o Brasil faz parte.

“Em cinco anos, haverá carros elétricos com ótimos preços, que podem se comparar com os carros a combustão. A escolha será feita pelo tipo de produto, e não pelo preço. A tecnologia já existe, entretanto a produção em massa exige um investimento maior”, destaca a diretora.

É necessário mostrar os benefícios dos carros elétricos. A diretora tributária da GM afirma que já saiu com um Bolt que estava com 350 km de autonomia e chegou em casa com 370 km, e afirma que é necessário que o consumidor tenha esse tipo de experiência.

GM deixará de produzir carros a combustão para focar nos carros elétricos

Os carros a combustão perdurarão no país por muito tempo, e isso não é um problema. A empresa está melhorando a tecnologia desses motores. Com o programa federal voltado à inovação “Inovar Auto”, a GM reduziu as emissões de seus carros em 22%.

Com a nova fase do programa de redução de emissões PL7, que entrou em vigor este ano, antigiu-se 43% de melhoria média na eficiência energética. Seja como for, todas as montadoras do setor irão mudar para os carros elétricos.

OBS: Os dados coletados para produzir esta matéria foram retirados da série de entrevistas ‘Estadão Mobilidade Insights’, com líderes do setor

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos