Hyundai e LG fecham parceria para produção de baterias de carros elétricos

Valdemar Medeiros
por
-
02-08-2021 12:17:51
em Logística e Transporte
LG - carros elétricos - baterias - Hyundai Fábrica da LG – créditos: Insideevs

Após anunciar sua entrada no setor de carros elétricos, a LG fecha parceria com a Hyundai para a produção de baterias para veículos elétricos em Karawang, na Indonésia

A Hyundai e a LG fecharam parceria para a criação de uma joint venture para a produção de baterias para carros elétricos. As empresas assinaram uma carta de intenções com o governo da Indonésia para estabelecer a empresa. As empresas coreanas planejam realizar um investimento no valor de US$ 1,1 bilhão na nova empresa, com 50% de participação de cada uma, e construir uma fábrica em Karawang, próximo à capital Jacarta. Sendo assim, as autoridades locais privilegiarão a fábrica com diversos tipos de fomentos.

Leia também

Empresa de baterias para carros elétricos terá capacidade de 10 GWh

A fábrica da Hyundai e LG será construída em um área de 330.000 m², sendo a construção iniciada ainda este ano e com previsão de ser concluída em 2023. Sendo assim, a fábrica entrará em total funcionamento em 2024 e, em operação, a unidade produzirá baterias de íon-lítio com capacidade de 10 GWh, o suficiente para abastecer 150 mil carros elétricos.

As células de baterias que forem produzidas em Karawang serão utilizadas em veículos da Hyundai e Kia, que serão montados na nova plataforma modular elétrica global (E-GMP). A nova joint venture contribuirá para que a Hyundai amplie sua linha de carros elétricos para 23 modelos e chegue a 1 milhão de emplacamentos zero emissão até o ano de 2025.

A LG afirma que escolheu a Indonésia pois o país é um dos produtores mundiais de níquel, matéria-prima essencial para a criação de baterias para carros elétricos. Além desse fator, o governo local também já mostra um grande fomento ao segmento, propondo políticas para tornar o país um forte concorrente no mercado global.

LG anuncia sua entrada no setor de carros elétricos

Em Junho, após sair do setor de smartphones, a LG anunciou sua entrada no mercado de carros elétricos. Ainda neste ano a LG comprou a empresa Magna Internacional, uma empresa fornecedora de peças para o setor automotivo mundial que tem sua sede no Canadá.

Na época, os planos da empresa seriam fabricar componentes para carros elétricos como, por exemplo, carregadores por indução, centrais multimídia e até motores elétricos. Vale lembrar que a empresa canadense do setor de veículos também possui parceria com grandes montadoras como Ford, BMW e GM. A LG adquiriu 51% da canadense e suas operações na empresa iniciaram no mês de julho.

Conheça a LG e a Hyundai

A LG iniciou suas operações no território sul coreano no fim da década de 40, e seus negócios são operados por 147 subsidiárias distribuídas por 53 países, onde empregam aproximadamente 177 mil colaboradores.

O Grupo LG atua em diversos setores como química, energia, maquinaria, telecomunicações, metais, serviços e finanças.

Já a Hyundai tem a missão de oferecer veículos de alta qualidade para o mercado global através de um ótimo atendimento e com eficiência. A montadora possui 10 fábricas espalhadas pelo mundo, e apenas 3 são na Coreia do Sul. Em território brasileiro a montadora chegou em 2011, com sua unidade em Piracicaba (SP), com um investimento de US$ 700 milhões. A fábrica possui capacidade para produzir até 180 mil carros por ano, o equivalente a 36 carros por hora.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe