O novo caça da Força Aérea Brasileira, realizará voos supersônicos durante os próximos meses. Voar mais rápido do que a velocidade do som cria uma onda sonora diferente, um estrondo sônico, que pode parecer mais um trovão do que uma aeronave passando
A Saab confirmou hoje (3) que o novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), F-39 E Gripen, iniciou a fase de testes em voo supersônico no Brasil. As provas com a aeronave são realizadas a partir da instalação da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde fica localizado o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, na sigla em inglês). Procurando emprego? Vagas no RJ para trabalhar em obras de construção civil e industrial na Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura – CBSI
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Os voos supersônicos, conduzidos pela Saab, são executados em áreas de testes pré-determinadas a noroeste do GFTC e em altitudes elevadas, acima de 5 mil metros.
A empresa sueca diz que os ensaios supersônicos do novo caça da Força Aérea Brasileira “são essenciais para testar o desempenho e as funções da aeronave” e dar continuidade aos procedimentos de certificação e aceitação do novo caça da FAB, que espera receber os primeiros exemplares operacionais até o fim deste ano – o primeiro Gripen que chegou ao Brasil em setembro de 2020 é um modelo específico para testes de voo e certificação.
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“O Gripen realizará voos supersônicos durante os próximos meses. Voar mais rápido do que a velocidade do som cria uma onda sonora diferente, um estrondo sônico, que pode parecer mais um trovão do que uma aeronave passando. É possível que os moradores da região ouçam esse barulho durante os testes com o novo caça brasileiro. Temos o cuidado de garantir que esses voos supersônicos sejam realizados em áreas de teste designadas, em coordenação com as autoridades aeronáuticas conforme os procedimentos da Força Aérea Brasileira”, explica Sven Larsson, diretor do GFTC.
Na Suécia, que também encomendou o novo caça para sua força aérea, o Gripen E iniciou os testes de voo supersônico em outubro de 2017. A aeronave é projetada para voar a Mach 2 (cerca de 2.470 km/h).
Testes do novo caça da Força Aérea Brasileira em voo supersônico no Brasil, tem como objetivo testar a aeronave no clima tropical
As atividades no Brasil incluem testes de sistemas de controle de voo e sistemas climáticos. Também tem como objetivo testar a aeronave no clima tropical. Características únicas das aeronaves brasileiras, como integração de armamentos e sistema de comunicação Link BR2 – que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves – também serão testadas no Brasil.
A parceria com o Brasil começou em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Saab Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos. Um amplo programa de transferência de tecnologia, que está sendo executado em um período de dez anos, está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica local por meio das empresas parceiras que participam do programa Gripen Brasileiro.