Home > Sem categoria

O navio de perfuração Stena Forth chega ao Rio de Janeiro

Paulo Nogueira
por
-
07-12-2019 19:15:37
em Sem categoria
Rio Baía Guanabara Stena Fourth Karoon Energy Stena Forth na Baía de Guanabara

Ela chegou esta semana a Bacia de Guanabara, Rio de Janeiro, para reparos e vai perfurar no offshore do Peru para a Karoon Energy Brasil

Karoon Energy contratou o navio-sonda Stena Forth para o campo Marina-1, no offshore do Peru mas antes, uma para no Rio de Janeiro para reparos e gerar algumas vagas de emprego temporários da área naval da região. Veja também: Shell contrata 3 navios petroleiros para atender exportações do Brasil

O poço, no bloco Z-38 de 40% de propriedade e operação da Karoon, está programado para ser explorado no início do primeiro trimestre de 2020. A profundidade da água é de 350 m e o poço será perfurado a um TD de 3.026 m.

Leia mais

O prospecto Marina é uma grande estrutura delimitada por falhas, com reservatórios prospectivos em vários níveis, de 900 a 2.900 m submarinos. O rativo tem um recurso prospectivo de 256 milhões de barris de petróleo e, se for bem-sucedido, correria o risco de várias outras perspectivas no bloco, bem como na permissão de avaliação técnica da Área 73, 100% de propriedade da Karoon, para o sul. Veja a imagem abaixo:

Prospecto Marina 1 – Clique para ampliar a imagem

Karoon disse que o poço é um marco crítico para avaliar a perspectiva das águas mais profundas do norte do Peru. É o primeiro poço a ser perfurado no Z-38.

O navio Stena Forth é um navio-sonda robusto, entregue recentemente, com capacidade para perfurar águas muito mais profundas e estados marítimos muito mais difíceis do que os encontrados no Peru.

Dos parceiros JV da Karoon na Z-38, a Tullow Oil Ltd. possui 35% de participação e a Pitkin Petroleum 25% (OGJ Online, 8 de maio de 2019).

Stena Fourth na Baia de Guanabara, Rio de Janeiro – Brasil

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.