Um novo concurso público Anvisa está prestes a ser anunciado contando com uma oferta de 50 vagas para candidatos de ensino médio e superior.
O novo concurso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já está autorizado e contará com uma oferta de 50 vagas. O concurso público foi anunciado nesta terça-feira (18 de julho), por Esther Dweck, ministra de Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, dentro de um pacote de 2.480 vagas, em vários órgãos do governo federal.
Confira abaixo alguns dos cargos ofertados no concurso Anvisa 2023
Os cargos que serão contemplados pela Anvisa ainda não foram divulgados, o que deve acontecer a qualquer momento, com a publicação autorizativa no diário oficial da união. Por meio da liberação do documento, o órgão contará com um prazo de seis meses para a publicação do edital, isto é, até meados de janeiro. A agência havia encaminhado, já no mês de maio, um pedido de aval superior ao contemplado, com 129 vagas.
Do total de vagas do concurso público, 57 foram para cargos com exigência de ensino médio e 72 para nível superior. No caso das vagas de nível médio, as oportunidades foram distribuídas em 50 para técnico administrativo e 7 para técnico em regulação e vigilância sanitária. Já para nível superior foram 53 para especialista em regulação e vigilância sanitária e 17 para analista administrativo.
- Manserv abre vagas de emprego onshore e offshore para soldador, auxiliar de almoxarifado, eletricista, conferente, auxiliar de limpeza e muito mais
- Trabalhe de casa para a Coca-Cola e receba até R$ 13 mil! Vaga home office aberta para Gerente de Conteúdo com dezenas de benefícios
- Grupo Boticário abre vaga de nível médio para Consultora de Beleza com salário de R$ 2 mil + vale-refeição, plano de saúde e outros benefícios
- Hospital Albert Einstein possui mais de 25 vagas abertas para Auxiliares, Enfermeiros, Assistentes e para outros profissionais de nível médio, técnico e superior!
O Técnico administrativo é responsável por exercer atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da Anvisa, implementando e executando programas e projetos ligados às atividades de regulação.
Já o Técnico em regulação e vigilância sanitária regula, controla, inspeciona e fiscaliza instalações que vendem alimentos, medicamentos e insumos sanitários. Por fim o Analista analisa controles e métodos, desenvolve relatórios de acompanhamento da área administrativa, participa do planejamento, entre outros.
Saiba como foi o último concurso público da Anvisa
O último concurso público do órgão foi realizado em 2016, quando foram abertas 78 vagas e cadastro reserva apenas para o cargo de técnico administrativo.
A banca foi o Cebraspe e o processo seletivo contou com uma prova objetiva com 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, além de uma prova dissertativa. A prova de conhecimentos básicos do concurso Anvisa contou com temas sobre:
- Ética no serviço público;
- Noções de informática;
- Raciocínio lógico;
- Língua portuguesa e;
- Atualidades, apenas para a prova discursiva.
Para os outros cargos, o último concurso público aconteceu em 2013, sendo organizada pela Cetro, quando foram abertas 314 vagas, distribuídas por vários cargos.
Do total de oportunidades, 128 delas foram abertas em cargos com exigência de ensino médio, sendo 100 para técnico em regulação e vigilância sanitária e 28 para o cargo de técnico em regulação e vigilância sanitária e 28 para técnico administrativo. As 186 oportunidades restantes, com exigência de nível superior, foram para os cargos de especialista em regulação e vigilância sanitária (157) e analista administrativo (29).
Provas do concurso Anvisa 2013
Para técnico em regulação foram 80 questões sobre os seguintes temas:
- Vigilância sanitária e saúde pública – 10 questões;
- Direito constitucional e administrativo e ética – 10 questões;
- Conhecimentos específicos – 40 questões;
- Raciocínio lógico e quantitativo – 5 questões;
- Regulação e administração pública – 5 questões;
- Língua portuguesa – 10 questões.
Também foi realizada uma prova discursiva sobre administração pública, vigilância sanitária, regulação e saúde pública. Para o cargo de analista administrativo e especialista em regulação foram 120 questões sobre:
- Língua portuguesa – 10 questões;
- Regulação – 10 questões;
- Conhecimentos específicos – 60 questões.;
- Vigilância sanitária – 10 questões;
- Língua estrangeira – inglês – 10 questões;
- Direito constitucional e administrativo – 10 questões;
- Políticas públicas e gestão pública – 10 questões.