1. Início
  2. Construção
  3. Novas estradas em São Paulo: Governo libera R$ 2 bilhões para recapeamento, recuperação de vias urbanas e modernização de rodovias, incluindo R$ 560 milhões no DER, nova linha de crédito para cidades e obras em 16 municípios paulistas
SP
Faça um comentário 3 min de leitura

Novas estradas em São Paulo: Governo libera R$ 2 bilhões para recapeamento, recuperação de vias urbanas e modernização de rodovias, incluindo R$ 560 milhões no DER, nova linha de crédito para cidades e obras em 16 municípios paulistas

Foto de perfil do autor Alisson Ficher
Escrito por Alisson Ficher Publicado em 07/05/2026 às 18:25 Atualizado em 07/05/2026 às 18:29
Governo de São Paulo anuncia R$ 2 bilhões para recapeamento, rodovias, vias urbanas e obras em 16 municípios paulistas.
Governo de São Paulo anuncia R$ 2 bilhões para recapeamento, rodovias, vias urbanas e obras em 16 municípios paulistas.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Pacote bilionário do Governo de São Paulo amplia obras em rodovias, recuperação de vias urbanas e financiamento para municípios, com foco em segurança viária, mobilidade regional e modernização da infraestrutura estadual em diferentes regiões paulistas.

O Governo de São Paulo anunciou um pacote de R$ 2 bilhões voltado à infraestrutura viária, com recursos destinados à recuperação de rodovias, modernização de estradas estaduais e obras de mobilidade urbana espalhadas por diferentes regiões do estado.

Apresentada na terça-feira, 5 de maio de 2026, a nova etapa do programa SP Pra Toda Obra também prevê convênios para recapeamento urbano e financiamento a municípios que enfrentam dificuldades para recuperar vias danificadas após períodos de chuva intensa.

Dentro do valor total anunciado, R$ 1 bilhão será direcionado às rodovias concedidas, enquanto o DER-SP, responsável pela administração de parte da malha estadual, receberá R$ 540,5 milhões para novas intervenções e serviços de recuperação viária.

Obras do DER-SP ampliam recuperação de rodovias e estradas vicinais

Ao todo, o pacote do DER-SP prevê 40 intervenções em rodovias estaduais e estradas vicinais, alcançando 45 municípios paulistas, conforme informações divulgadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Nas vias vicinais, o governo estadual planeja executar 24 obras de pavimentação e recuperação, somando investimentos de R$ 469,4 milhões em uma extensão de 236,7 quilômetros distribuída entre 31 municípios.

Já nas rodovias estaduais, estão previstas 16 intervenções em 14 trechos diferentes, com foco em melhorias de segurança, contenção de erosões e estabilização de taludes considerados estratégicos para o tráfego regional.

Somadas, essas ações nas rodovias estaduais devem consumir R$ 71,1 milhões, reforçando a manutenção preventiva e corretiva em pontos considerados prioritários para circulação de veículos e transporte de cargas.

Linha de crédito da Desenvolve SP deve atender prefeituras paulistas

Além das obras rodoviárias, o governo estadual anunciou R$ 200 milhões em uma linha emergencial de crédito operada pela Desenvolve SP, criada para auxiliar prefeituras na recuperação de ruas e avenidas deterioradas.

Segundo o Estado, os municípios interessados terão prazo de até 72 meses para pagamento, além de carência de até 12 meses e suporte técnico para elaboração dos projetos necessários até a liberação dos financiamentos.

Enquanto parte dos recursos ficará disponível por meio de crédito, outros R$ 200 milhões serão aplicados diretamente pelo governo paulista em serviços de recapeamento executados por meio de convênios firmados com 16 municípios.

As cidades beneficiadas pertencem às regiões da Grande São Paulo, do Vale do Ribeira e da região administrativa de Presidente Prudente, áreas que concentram demandas relacionadas à recuperação de malhas urbanas e estradas locais.

Rodovias concedidas concentram obras de segurança e mobilidade

Nas rodovias concedidas à iniciativa privada, o pacote reúne obras vinculadas à Artesp, agência responsável pela regulação do transporte estadual, além de novos projetos autorizados dentro do cronograma apresentado pelo governo.

Entre as intervenções destacadas estão melhorias no Rodoanel Mário Covas e no Trevo de Buri, localizado na região de Itapeva, obras que juntas representam R$ 317,6 milhões em investimentos previstos pelo Estado.

Além da ampliação da capacidade viária em alguns trechos, os projetos incluem ações voltadas ao reforço da segurança no trânsito, especialmente em áreas com histórico de acidentes e gargalos logísticos.

O anúncio também marcou um ano do programa SP Pra Toda Obra, iniciativa estadual que reúne projetos públicos e privados de infraestrutura rodoviária executados desde 2023 em diferentes regiões paulistas.

De acordo com o governo estadual, o programa concentra atualmente R$ 144,6 bilhões em investimentos públicos e privados, abrangendo 61,8 mil quilômetros de rodovias e cerca de 4.300 obras em andamento ou planejadas no estado.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas e também editor do portal CPG. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x