1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Nova da lei da cadeirinha tem multa pesada, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e deixa motoristas apreensivos com atualizações das regras
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 17 comentários

Nova da lei da cadeirinha tem multa pesada, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e deixa motoristas apreensivos com atualizações das regras

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 08/01/2025 às 16:59
Descubra as novas regras da lei da cadeirinha em 2025: multas mais altas, 7 pontos na CNH e dispositivos obrigatórios para crianças.
Descubra as novas regras da lei da cadeirinha em 2025: multas mais altas, 7 pontos na CNH e dispositivos obrigatórios para crianças.

A nova lei da cadeirinha chegou com multas pesadas e regras mais rigorosas! Em 2025, motoristas que descumprirem as normas podem pagar caro, tanto financeiramente quanto na segurança das crianças. Entenda as mudanças e saiba como evitar penalidades enquanto protege os pequenos no trânsito.

Você sabia que uma mudança recente pode impactar diretamente a segurança das crianças no trânsito e o bolso dos motoristas?

As atualizações nas regras sobre o transporte infantil em veículos, em vigor em 2025, já estão dando o que falar.

Com multas mais altas, pontos na carteira e exigências rigorosas, a nova lei da cadeirinha trouxe medidas que prometem aumentar a proteção dos pequenos, mas também deixaram muitos condutores apreensivos.

A segurança no trânsito sempre foi uma prioridade nas legislações brasileiras, mas agora as novas determinações intensificam as exigências.

As alterações, baseadas na Lei nº 14.071/2021 e na resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), reforçam o uso adequado de dispositivos de retenção infantil.

Entenda as principais mudanças e as consequências para quem não cumprir as normas.

As novas regras e para quem elas se aplicam

De acordo com a legislação atualizada, todas as crianças de até 10 anos ou com altura inferior a 1,45 metro devem ser transportadas no banco traseiro utilizando dispositivos de retenção apropriados.

Isso inclui bebê conforto, cadeirinhas e assentos de elevação, dependendo da idade e do peso.

Bebê conforto:

  • Crianças de até 1 ano ou com peso até 13 kg devem usar esse dispositivo. Ele oferece a proteção necessária para os recém-nascidos e bebês menores.

Cadeirinha:

  • Para crianças entre 1 e 4 anos ou com peso de 9 a 18 kg, a cadeirinha é obrigatória. Ela é projetada para proteger em casos de frenagens bruscas ou colisões.

Assento de elevação:

  • Crianças entre 4 e 7 anos, ou com altura inferior a 1,45 metro, devem utilizar o assento de elevação. Ele ajusta a posição da criança para que o cinto de segurança seja eficaz.

Cinto de segurança:

  • Crianças entre 7 e 10 anos que ainda não atingiram a altura de 1,45 metro também precisam viajar no banco traseiro, utilizando o cinto de segurança de forma obrigatória.

Pode no banco dianteiro?

Uma dúvida comum entre motoristas é sobre o transporte de crianças no banco dianteiro.

A legislação permite que isso ocorra apenas em casos específicos, como crianças com mais de 10 anos ou que tenham ultrapassado 1,45 metro de altura.

Ainda assim, o uso do cinto de segurança permanece imprescindível.

Essa permissão, entretanto, não elimina os cuidados necessários.

Em veículos que não possuem banco traseiro, é permitido o transporte no banco da frente, desde que a criança utilize o dispositivo de retenção adequado à sua idade e peso.

Penalidades: o que acontece se a lei for ignorada

Descumprir a nova lei da cadeirinha em 2025 é considerado uma infração gravíssima, com penalidades severas.

Segundo o Artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores podem ser multados em R$ 293,47, além de receber 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Essas medidas foram projetadas para reforçar a segurança no trânsito e desencorajar práticas perigosas.

De acordo com especialistas em segurança veicular, o uso correto dos dispositivos pode reduzir em até 70% os riscos de ferimentos graves em acidentes.

Importância das atualizações

As mudanças refletem o compromisso das autoridades com a redução de acidentes e a proteção das crianças.

Conforme estudos recentes, cerca de 35% dos acidentes envolvendo crianças poderiam ser evitados com o uso correto dos dispositivos de retenção.

Ainda assim, a desinformação é um dos maiores desafios. Muitos motoristas desconhecem detalhes das normas, o que pode gerar multas e colocação de vidas em risco.

Por isso, campanhas educativas e informações claras são essenciais para aumentar a conscientização.

O que você acha das novas penalidades? Elas realmente vão fazer a diferença para a segurança das crianças no trânsito ou ainda faltam mais medidas educativas?

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
31 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
17 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
João Lobo
João Lobo
08/01/2025 22:06

Acho que toda e qualquer medida de segurança é válida. Mas não sejamos hipócritas. Uma criança transportada num coletivo (ônibus) terá direito a tal segurança? E se estiver sendo transportada num táxi ou em um veículo de aplicativo, como fica a questão da obrigatoriedade? Tí**** Lei que só atinge parte de uma população e que parece ser feita para arrecadar mais de alguns.

Diego
Diego
09/01/2025 09:40

Pq a mesma regra não serve para ônibus e Uber. La vc faz a viagem sem o uso da cadeirinha,e não e punido os ônibus as pessoas mal tem como entrar nela sendo assim uma super lotação e para e para a fiscalização de trânsito isso e normal. No carro onde vc está carregando quem vc ama tem que lidar com essa triste penalidade a esse ponto ?

Sérgio
Sérgio
09/01/2025 11:25

A volta da arrecadação, o texto muito bonito sobre a segurança com a cadeirinha. Quando os assaltantes abordarem o veículo, eles terão a paciência necessária até os pais tirarem a criança da cadeirinha? Temos que ter segurança dentro e fora do veículo.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x