1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Nordex fatura novo contrato milionário da norueguesa Statkraft, a maior produtora de energias renováveis ​​da Europa, para fabricar e instalar 14 turbinas na usina de energia eólica Morro do Cruzeiro de 80 MW, na Bahia
Localização BA Tempo de leitura 5 min de leitura

Nordex fatura novo contrato milionário da norueguesa Statkraft, a maior produtora de energias renováveis ​​da Europa, para fabricar e instalar 14 turbinas na usina de energia eólica Morro do Cruzeiro de 80 MW, na Bahia

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 14/01/2022 às 08:47
Nordex - turbinas - pás - eólicas - AES - Vortex - Vestas - Aeris Energy - Pecém - Statkraft
Turbinas Nordex / Imagem Google

Statkraft faz pedido com Nordex, a maior produtora de turbinas eólicas do mundo, para 80 MW na Bahia. Em dezembro de 2021, o Grupo recebeu pedidos da América do Sul de 245 MW

A empresa norueguesa Statkraft – maior produtora de energias renováveis ​​da Europa – encomendou para a Nordex o fornecimento e instalação de 14 turbinas N163/5.X para o parque eólico Morro do Cruzeiro, de 80 MW, na Bahia. O pedido também inclui um contrato de serviço Premium de três anos com opção de extensão.

Leia também

A usina eólica Morro do Cruzeiro está sendo construída na Bahia. O parque eólico está localizado no município de Brotas de Macaúbas, em uma região serrana.

A instalação das turbinas em torres de concreto de 120 metros está programada para começar no verão de 2023. As turbinas serão entregues em um modo de operação de 5,7 MW.

O Grupo Nordex será responsável por fabricar as naceles, cubos, pás de rotor e as torres de concreto de 120 metros de altura da usina.

A maior fabricante de turbinas eólicas do mundo recebeu pedidos da América do Sul de 245 MW.

Outro pedido veio de outro desenvolvedor, no Chile, para o fornecimento de 29 turbinas N163/5.X, para um projeto eólico de 165 MW, incluindo um contrato Premium Service por um período inicial de dois anos, com várias opções de extensão até 15 anos.

A entrega e instalação das turbinas N163/5.X está prevista para o outono de 2022, com o comissionamento das primeiras turbinas planejado para o final do mesmo ano. O cliente e o projeto não são divulgados.

A Statkraft é uma empresa líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa. O Grupo produz energia hidrelétrica, energia eólica, energia solar, energia a gás e fornece aquecimento urbano. A Statkraft é uma empresa global em operações no mercado de energia. A Statkraft tem 4.600 funcionários em 18 países.

Nordex faturou novo contrato milionário da brasileira AES para fabricar e instalar 65 turbinas para usina de energia eólica, no Rio Grande do Norte

A AES Brasil mais uma vez contratou a multinacional alemã Nordex para fabricar e instalar 55 turbinas N163/5.X. Após a encomenda de 314 MW para a usina eólica do parque Cajuína, de 313,5 MW, em junho de 2021, a AES encomendou, nesta semana, mais 65 turbinas N163 / 5.X com um volume total de 370 MW para a fase de extensão “Cajuína 2”.

O contrato inclui novamente o serviço para as turbinas por um período inicial de cinco anos, com várias opções para estender até 20 anos.

O “Cajuína 2” faz parte do Complexo Eólico Cajuína, no estado do Rio Grande do Norte, no município de Lajes. Velocidades médias constantes do vento de aprox. 9,5 m/s dão ao local um alto fator de capacidade.

As turbinas devem ser instaladas no verão de 2022 e serão fornecidas em um modo de operação específico do projeto de 5,7 MW. O Grupo Nordex vai fabricar polos, a maior parte das nacelas, as torres de concreto de 120 metros e as pás do rotor no Brasil.

Pá eólica gigante de 80 metros, fabricada pela Aeris Energy para a Nordex, embarca no Porto do Pecém rumo à Europa

O Complexo portuário do Pecém, no Ceará, comemora o recorde de embarque de uma pá eólica gigante de 80,1 metros para a alemã Nordex — uma das maiores fabricantes de turbinas de energia eólica do mundo!

É impressionante o tamanho da pá eólica (ou hélice) fabricada pela Aeris Energy para a Nordex. O embarque da primeira unidade desse gigante — a maior pá eólica já produzida no hemisfério sul – contou com uma operação especializada. Os mais de 80 metros de comprimento exigiram o envolvimento de diversos profissionais, desde a fabricação até o transporte para o Porto do Pecém, no Ceará.

Créditos: Complexo do Pecém

Turbinas sem pás da Vortex podem revolucionar usinas eólicas e mudar o mundo da energia renovável

Vortex Bladeless, uma startup tecnológica com sede na Espanha, está desenvolvendo turbinas de energia eólica que não necessitam de pás (ou hélices). Um dos objetivos é que se consiga utilizar essas turbinas em espaços urbanos e residenciais, onde o impacto de parques ecológicos seja demasiado grande. Parecida com um “canudo gigante”, segundo seus criadores, ela veio para mudar o mundo da energia renovável.

Turbinas sem pás (ou hélices) podem ser o futuro da energia eólica e da energia renovável. A Vortex Bladeless afirma que a turbina não é um perigo para os padrões de migração de aves ou para a vida selvagem, especialmente se utilizada em ambientes urbanos. Adicionalmente, afirma que o ruído criado seria numa frequência praticamente indetectável para os seres humanos.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos