General Electric apresenta gigantesca turbina flutuante que promete revolucionar a implementação da energia eólica no mundo

Flavia Marinho
por
-
05-06-2021 08:19:04
em Energia Renovável
turbina - General Electric - Renewable - usina - eólica offshore - emprego Maior turbina eólica offshore – General Electric

A gigantesca turbina eólica mais poderosa do mundo, fabricada pela General Electric, pode revolucionar a implementação da energia eólica no mundo

Quando falamos sobre a expansão dos carros elétricos em um nível maciço, há muitos que se perguntam onde vamos conseguir energia para alimentar as demandas de um parque 100% elétrico. A resposta não é simples, mas o que todos concordam é que as energias renováveis terão que cuidar da maior parte da produção. Para isso, os fabricantes estão preparando soluções, como a turbina eólica flutuante mastodôntica, preparada pela General Electric, que se tornará a maior de sua classe.

Leia também

A General Electric introduziu um conceito de turbina eólica flutuante, que atinge uma potência de 14MW por unidade. Um número impressionante que, de acordo com seus projetistas, poderia mudar drasticamente a aparência de parques eólicos offshore, reduzindo custos e criando acesso à instalação em profundidades de água muito além das atuais.

Com cada vez menos terra disponível e o aumento da rejeição, devido ao impacto em aspectos como a vida visual ou animal, os investidores estão procurando alternativas dentro do mar onde possam implantar essa tecnologia. Mas as condições offshore são diferentes da onshore, o que faz com que a implementação de turbinas eólicas no mar enfrente grandes desafios, especialmente quando falamos de sistemas enormes como este.

O principal problema com o vento offshore hoje é que ele depende dos métodos tradicionais de instalação offshore, que requerem uma âncora significativamente grande para ser construída no fundo do mar, usando materiais de construção extremamente caros e mão-de-obra. Tais aspectos criam muitos desafios, especialmente à medida que a profundidade e os ventos aumentam.

Turbina gigante da General Electric pode revolucionar a implementação da energia eólica no mundo

Portanto, a instalação de sistemas flutuantes elimina a necessidade de construir fundações de concreto no fundo do mar e a substitui por uma turbina flutuante ancorada no fundo do mar com cabos longos. Isso permite reduzir, significativamente, os custos de construção, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência operacional, sendo capaz de acessar ventos mais fortes e mais constantes.

Os pesquisadores da General Electric apresentaram os detalhes do projeto ATLANTIS (Lighter and Afloat Aerodynamic Turbines with At Náutico Technologies) da ARPA-E, que permitirá o projeto e o desenvolvimento de controles avançados para suportar uma turbina eólica flutuante de 14 MW.

“Projetar uma turbina flutuante é como colocar um ônibus em um poste alto, fazê-lo flutuar e depois estabilizá-lo enquanto interage com o vento e as ondas”,disse Rogier Blom, engenheiro e pesquisador principal do projeto. Blom destacou que o grande tamanho do problema requer uma plataforma flutuante para suportar uma estrutura de até 260 metros de altura.

A turbina gigantesca da General Electric poderia revolucionar a implementação da energia eólica no mundo, dando lugar a grandes parques marinhos que conseguem aproveitar ao máximo uma das fontes renováveis com maior potencial para nos oferecer um futuro livre de emissões de CO2 e que, como vemos, tem um potencial ainda a ser descoberto e desenvolvido.

67 vagas de emprego de ensino médio e superior para trabalhar na fábrica da multinacional General Electric Renewable

A multinacional General Electric Renewable está com 67 vagas de emprego abertas para profissionais de ensino médio e superior, para atender os estados de SP, BA, PE, MG e muito mais estados brasileiros. Os destaques são para as funções Operador, Almoxarife, Estagiários, Técnicos, Engenheiros, Assistentes, Analistas, Montador, profisisonais PCD’s e mais.

Para se inscrever em alguma das vagas de emprego, basta cadastrar o seu currículo no site oficial da General Electric. Confira todas as 67 vagas de emprego da GE Renewable disponíveis para todo o Brasil, diretamente no site da empresa. Boa sorte a todos!

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.