Negociações entre Petrobras e Braskem avançam para celebração de novo contrato de nafta

Roberta Souza
por
-
20-05-2020 10:10:09
em Petróleo, Óleo e Gás
petrobras, braskem, contrato, nafta petrobras, braskem, contrato, nafta

As negociações de um novo contrato de fornecimento de nafta avançam entre Braskem e Petrobras

As negociações entre Braskem e Petrobras para celebração de um novo contrato de fornecimento de nafta avançaram e as empresas estão em vias de assinar um acordo de longo prazo, conforme informou ontem o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.

Veja ainda outras notícias:

Segundo o Valor, os termos acertados, que serão anunciados em breve, são “positivos” e “equilibrados” para as duas partes, considerando-se o cenário atual. A estatal, segunda maior acionista da Braskem, é também sua principal fornecedora e a nafta ainda é a matéria-prima mais utilizada nas operações no Brasil.

O contrato de nafta com a Braskem deve ser assinado ainda no primeiro semestre. Já os acordos relativos ao fornecimento de propeno e gás para a Riopol, no Rio de Janeiro, e para São Paulo, que vencem em 2021, seguem em negociação.

A aproximação entre a Petrobras e a Braskem, que vinha ampliando as importações de matéria-prima, foi percebida pelo mercado, especialmente nas últimas semanas. Com a queda no consumo de combustíveis no mercado doméstico, na esteira das medidas de isolamento para conter o avanço da covid-19, a Petrobras se viu com excedente de nafta e a Braskem aceitou sentar-se à mesa para negociar volumes adicionais – a empresa é a única compradora de nafta no mercado brasileiro. No início de maio, a petroquímica informou a assinatura de um aditivo ao contrato firmado em 2015, acertando a compra de nafta adicional em abril, substituindo os volumes que seriam importados.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos