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Nada de asfalto! Rodovia federal abandona tradicional piso e adota concreto, que dura o dobro do velho asfalto

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 01/12/2024 às 22:27

O asfalto pode estar com os dias contados! Uma nova tecnologia de concreto promete o dobro da durabilidade e já começa a ser cogitada em Joinville. Descubra como essa mudança pode transformar a infraestrutura das rodovias brasileiras e os desafios que ainda precisam ser vencidos para que essa revolução ganhe força no país.

Uma revolução silenciosa está tomando forma nas rodovias brasileiras, e você pode nem ter percebido.

Por décadas, o asfalto dominou as estradas do país, mas essa hegemonia pode estar com os dias contados.

Uma alternativa que promete mais durabilidade e menor custo de manutenção está ganhando espaço: o concreto.

Além de durar mais do que o asfalto tradicional, o concreto oferece vantagens que vão muito além da economia. Porém, essa transformação não acontece da noite para o dia.

Ainda existem desafios financeiros, ambientais e técnicos que precisam ser superados para que o concreto se torne o novo padrão. Mas por que essa mudança é tão relevante?

Prefeitura de Joinville estuda novos caminhos

Em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, uma proposta audaciosa está em estudo: a construção de uma nova via na zona sul da cidade para conectar os bairros Adhemar Garcia, Ulysses Guimarães e Paranaguamirim.

Mais do que atender os 56 mil habitantes da região, essa nova estrada promete aliviar o trânsito e melhorar o acesso à BR-280, um dos principais corredores rodoviários do estado.

O projeto inclui a possibilidade de utilizar o concreto como pavimento principal, o que representaria um marco para a infraestrutura da cidade.

A ideia é integrar trechos de ruas já existentes com novos caminhos que, em grande parte, passariam por áreas rurais e terrenos desativados, como as lagoas da antiga estação de tratamento de esgoto do Jarivatuba.

Mas os desafios não são poucos. A maior parte do traçado está em áreas fora do perímetro urbano, o que exige licenças ambientais rigorosas.

Além disso, a própria viabilidade financeira do projeto é um ponto de interrogação, uma vez que obras desse porte demandam investimentos significativos.

O contorno Leste e seus impactos

Outro projeto ambicioso é o Contorno Leste, uma rota planejada para desviar o tráfego pesado do centro urbano de Joinville.

Esse trajeto conectaria bairros estratégicos, como Boa Vista, Comasa e Jardim Iririú, ao Aventureiro, passando por áreas mais afastadas da cidade.

O Contorno Leste não apenas diminuiria o trânsito nas vias centrais, mas também abriria espaço para o desenvolvimento urbano e econômico das áreas atendidas.

Contudo, como já ocorreu com a extinta proposta da Beira-Mangue, o licenciamento ambiental pode ser um entrave significativo.

Assim, tanto a nova via na zona sul quanto o Contorno Leste compartilham um destino incerto: dependem de estudos técnicos, recursos financeiros e da resolução de questões ambientais para sair do papel.

Concreto x asfalto: por que mudar?

O uso do concreto em rodovias não é exatamente uma novidade no Brasil.

Estradas como a Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, e o Anel Rodoviário de Belo Horizonte já adotaram esse material, mostrando resultados impressionantes.

Entre as principais vantagens do concreto, destaca-se sua durabilidade.

Enquanto o asfalto tradicional precisa de reparos frequentes, especialmente em regiões com tráfego intenso, o concreto pode durar até 30 anos sem manutenção significativa.

Isso representa uma economia considerável a longo prazo, tanto para os cofres públicos quanto para os usuários.

Outra vantagem é a resistência ao calor e às intempéries. O concreto não amolece em altas temperaturas, uma característica importante em um país tropical como o Brasil.

Além disso, ele suporta melhor o peso de veículos pesados, como caminhões e ônibus, reduzindo a formação de buracos e deformações na pista.

Segundo estudos da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o custo inicial do concreto é, de fato, mais alto do que o do asfalto.

Porém, quando analisado o ciclo de vida do pavimento, o concreto pode ser até 40% mais barato.

Curiosidades sobre estradas de concreto

Para enriquecer ainda mais o debate, veja alguns fatos interessantes sobre estradas de concreto:

Primeira rodovia de concreto no Brasil: A Avenida Paulista, em São Paulo, inaugurada em 1891, foi a primeira via pavimentada com concreto no país.

Aplicação global: Países como Alemanha, Estados Unidos e China já utilizam o concreto amplamente em suas rodovias, devido à sua durabilidade e eficiência.

Redução de emissões: Embora o processo de fabricação do cimento libere CO₂, estradas de concreto refletem mais luz solar, reduzindo o consumo de energia para iluminação pública e diminuindo a pegada de carbono no longo prazo.

Manutenção mínima: Nos Estados Unidos, rodovias de concreto chegam a operar por mais de 40 anos com intervenções mínimas, enquanto o asfalto precisa de recapeamento a cada 5 a 10 anos.

Sustentabilidade crescente: Novas tecnologias permitem a produção de concreto com materiais reciclados, como resíduos da construção civil, tornando-o uma opção mais ecológica.

Joinville e o futuro das rodovias brasileiras

Com os projetos em Joinville, surge a oportunidade de levar o Brasil para um novo patamar na construção de rodovias.

Mas a questão principal permanece: será que os custos iniciais e os desafios técnicos vão justificar os benefícios a longo prazo?

Enquanto outras cidades brasileiras ainda hesitam em adotar o concreto em larga escala, Joinville pode ser pioneira nessa transformação.

A expectativa é que, se os estudos forem aprovados, os novos projetos se tornem modelos para outras regiões do país.

Conclusão: o que o futuro reserva para nossas estradas?

A adoção do concreto nas rodovias brasileiras é mais do que uma questão técnica; é um debate sobre inovação, sustentabilidade e planejamento.

Embora os desafios sejam muitos, os benefícios potenciais são inegáveis.

E você, acredita que o concreto pode ser a solução definitiva para os problemas das estradas brasileiras? Ou o custo inicial ainda é um obstáculo insuperável? Compartilhe sua opinião nos comentários!

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Luiz
Luiz
02/12/2024 05:57

Dispondo-se do recurso para investir na pavimentação em concreto , nada a se discutir.

Pedro Augusto Pontes
Pedro Augusto Pontes
02/12/2024 06:38

Não é novidade. Rodovias em concreto já existem em Pernambuco há muitas décadas.

Macario
Macario
Em resposta a  Pedro Augusto Pontes
02/12/2024 10:46

Agora a NASA vem.

Ronaldo Goltz
Ronaldo Goltz
Em resposta a  Pedro Augusto Pontes
03/12/2024 09:03

Já existe no Brasil inteiro faz tempo, só não é divulgado e nem interessante por um motivo: Dura muito mais.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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