1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Multinacional Volkswagen ressuscita no Brasil a lendária Kombi equipada com motor elétrico de 204 cv, detecção de pedestre, estacionamento autônomo, autonomia de até 425 km e bateria que pode ser recarregada em 30 minutos!
Tempo de leitura 4 min de leitura

Multinacional Volkswagen ressuscita no Brasil a lendária Kombi equipada com motor elétrico de 204 cv, detecção de pedestre, estacionamento autônomo, autonomia de até 425 km e bateria que pode ser recarregada em 30 minutos!

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 29/12/2022 às 14:18
kombi - volkswagen - fusca - carros elétricos
beginn Kombi Volkswagen Imagem: id.buzz in hannover

2023 VW ID. Buzz, que é chamado carinhosamente de Kombi elétrica, entra na produção em série da montadora alemã Volkswagen para marcar o retorno de um ícone no Brasil!

Depois de décadas de provocação com conceitos, alguns mais realistas do que outros, a multinacional fabricante de veículos Volkswagen finalmente pressionou o botão de Iniciar no renascimento da lendária Kombi. O clássico VW já foi apresentado no Brasil e a montadora alemã e já incluiu o veículo da Família ID., no cronograma do programa Way to Zero para o mercado nacional. 

Boas notícias para os fãs da icônica Kombi, a identidade Buzz está saindo quentinha da linha de produção da montadora alemã em Hannover, onde a fábrica foi revisada nos últimos dois anos para acomodar o ícone renascido e em breve chegará no Brasil

KOMBI ELÉTRICA e KOMBI ANTIGA: existe algo em comum? Assista ao vídeo abaixo e confira o retorno da lendária, agora na versão elétrica!

Kombi elétrica poderá ser recarregada em 30 minutos

A montadora alemã caprichou nova versão da Kombi, o ID. Buzz vem equipado com múltiplos recursos como Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que no modelo traz ainda a função de detecção de pedestres e ciclistas, e Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist).

A Volkswagen observa que o ID. Buzz é bem equipado de série, e conta com a bateria de íons de lítio de 77 kWh (82 kWh brutos) – a maior disponível entre todos os modelos da linha ID até agora – além de um motor elétrico montado no eixo traseiro capaz de fornecer 150 kW (204 cv) de potência e 31,6 kgfm de torque.

O alcance combinado WLTP é de até 425 km para o ID. Buzz. A bateria pode ser recarregada de 5 a 80% de sua capacidade em cerca de 30 minutos usando uma estação de carregamento rápido DC com a potência máxima de carregamento de até 170 kW.

A queridinha do mundo ganhou 5 estrelas e surpreendeu nos testes de segurança promovidos pelo Euro NCAP

A Kombi elétrica conta com o ‘Travel Assist com Swarm Data’, com dados de trânsito e estacionamento autônomo. Na prática, a maior fabricantes de veículo do planeta mostra que preza nao só pela qualidade e conforto como pela segurança.

Entre outros itens da lista de segurança, a montadora alemã equipa a Kombi elétrica com airbags frontais, laterais e de cortina.

A queridinha do mundo surpreendeu nos testes de segurança promovidos pelo Euro NCAP e conseguiu atingir o nível máximo de segurança, recebendo cinco estrelas, com margem de 92% de eficiência na categoria “Proteção de ocupantes adultos”. O resultado se deve à estrutura robusta do veículo e aos novíssimos sistemas e funções de segurança prezados pela Volkswagen.

Fica calmo que logo logo a Kombi elétrica estará sendo vendida no Brasil. A Volkswagen já fez apresentações do modelo por aqui e já incluiu outros veículos da Família ID., como os totalmente elétricos ID.3 e ID.4, no cronograma do programa Way to Zero para o mercado nacional. 

Montadora chinesa clona a icônica Kombi da Volkswagen logo após fabricar descaradamente uma cópia elétrica do Fusca

A indústria chinesa ainda não abandonou alguns velhos hábitos, e a multinacional Volkswagen não ficou nem um pouco contente com a fabricante de carros elétricos ORA, que faz parte do grupo Great Wall Motors. A marca apresentou recentemente um clone do Fusca no Salão do Automóvel de Xangai. Nomeado de ORA Punk Cat, o veículo tem os mesmos traços do icônico carro da montadora VW. Como se não bastasse, outra montadora chinesa, a SongSang Motors, fez o clone da icônica Kombi. Será que vai dar “pano para manga”?

A montadora chinesa lançou um novo modelo inspirado em um já existente. Neste caso, é a SongSang Motors que apresentou o SS Summer, uma van com design retrô claramente baseado na Volkswagen Kombi ou Tipo 2.

É possível perceber no vídeo abaixo que a ORA se inspirou – para não dizer que copiou descaradamente – os traços do Volkswagen Fusca em seu novo Punk Cat. O capô com design curvo, os faróis arredondados e o desenho da parte traseira, com direito a lanternas ovaladas, remetem ao velho besouro.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos