1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Multinacionais Volvo e Andrade Gutierrez S.A. anunciam sua invenção: um caminhão de controle remoto para construção civil pesada e setor de mineração
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Multinacionais Volvo e Andrade Gutierrez S.A. anunciam sua invenção: um caminhão de controle remoto para construção civil pesada e setor de mineração

Escrito por Sabrina Moreira Paes
Publicado em 22/06/2022 às 19:08
Volvo Andrade Gutierrez caminhão invenção controle remoto mineração construção civil
Caminhão da Volvo e Andrade Gutierrez S.A. é revolucionário no mercado | Foto: Volvo

Caminhão inédito e não tripulado pode ser manipulado à distância e oferecer mais segurança aos trabalhadores da construção civil e da mineração

Parece brincadeira, mas não é. A Andrade Gutierrez S.A. em parceria com a Volvo e a ACR anunciaram recentemente, o lançamento do mais novo caminhão movido por controle remoto. O modelo se chama 4.zero e promete ajudar trabalhadores do setor de mineração e de construção civil pesada, nos quais existe a necessidade de deslocar grande quantidade de material nas obras.

Esse novo protótipo criado pelas grandes multinacionais, pode ser manipulado com o controle (joystick) até 2 quilômetros e meio de distância e usado nas obras para auxiliar os trabalhadores e evitar problemas de saúde, como os de coluna, por exemplo, ao carregar materiais pesados. Descubra como funciona essa nova tecnologia e onde pode ser aplicada abaixo.

Saiba mais sobre o caminhão de controle remoto da Volvo em parceria com Andrade Gutierrez no vídeo abaixo

Invenção vai ajudar os trabalhadores do setor de mineração e de construção civil pesada | Reprodução — YouTube: MTED

Novo Caminhão é uma invenção a partir do modelo off-road FMX da Volvo, com integração a rede inteligente

O protótipo apresentado foi elaborado por uma equipe de engenheiros a partir do modelo de caminhão da Volvo que já existe no mercado, o off-road FMX. Todavia, ele recebeu modificações que permitem uma movimentação mais autônoma e integrada a uma rede inteligente, capaz de conduzir o veículo sozinha.

“É o primeiro caminhão que sai direto da linha de produção preparado para atuar via controle remoto. O grande salto tecnológico dessa solução está no VDS (Volvo Dynamic Steering), um avançado sistema de direção criado pela marca, que é totalmente integrado ao veículo e controla a condução com alta precisão. Não é preciso instalar sensores ou atuadores paralelos. Motor, transmissão, freios, direção VDS, tudo é original, o que garante mais segurança e disponibilidade ao veículo”.

Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo (2022).

O modelo comercializado pela Volvo, e agora modificado junto à Andrade Gutierrez e empresa de automação ACR, possui tração 6 X 4 e capacidade de até 42 toneladas. A ACR comercializa um modelo de transmissão via rádio HBC Radiomatic, produzido a partir de uma empresa alemã, e empregou esse sistema para controlar o caminhão. A Andrade Gutierrez S.A., no que lhe concerne, ficou encarregada da organização e dos testes nas operações.

Modelo criado e sem condutores pode ser manipulado apenas em áreas confinadas, sem pedestres

O modelo de caminhão criado pela Volvo e Andrade Gutierrez S.A. pode ser manipulado pelo controle remoto apenas em áreas fechadas, ou seja, sem a presença de pedestres circulando. Isso garante a segurança das operações na mineração e construção civil. No entanto, o caminhão também pode ser operado por pessoas pelo método tradicional de direção e em qualquer ambiente.

O painel tem diversas opções para quem comanda o veículo, o qual pode ter direção rápida ou lenta, conforme a necessidade das obras. O câmbio é totalmente automatizado pela Volvo para ajudar na mobilidade remota e garantir a tração necessária.

“Apoiados na Engenharia 4.0, estamos sempre buscando soluções inovadoras, e identificamos uma grande oportunidade para contribuir com o desenvolvimento do setor de infraestrutura e mineração. O uso desse caminhão em nossos serviços nos levará a melhores resultados em operações de transporte de materiais, diminuindo o risco e trazendo confiabilidade e segurança”.

João Martins, presidente da Andrade Gutierrez (2022)

A tela oferece até 20 opções para coordenar todos os movimentos do caminhão inédito, além de alertas sonoros que garantem a segurança. Além disso, o veículo está equipado com 7 câmeras para garantir a qualidade dos movimentos e pode ser feita a transmissão de sons para todos os que estiverem presente na cabine.

Sabrina Moreira Paes

Moradora da Grande São Paulo, 25 anos, formada pela UFPR com MBA em marketing pela USP. Possui mestrado pela Unicamp e doutorado em andamento na USP. Profissional de marketing, Copy, SEO e Ghost Writer certificada pelas Universidades de Stanford, California, Northwestern e Toronto. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos.

Compartilhar em aplicativos