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Motor de carro potente do mundo! 1.578 cavalos e capaz de alcançar quase 500 KM/H

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 26/11/2024 às 09:38
Motor de carro potente do mundo
Foto: Reprodução
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Um motor revolucionário com 1.578 cavalos de potência quebrou recordes e pode atingir velocidades de quase 500 km; é o motor carro mais potente do mundo

Por décadas, o mundo automotivo buscou incansavelmente quebrar barreiras de potência, velocidade e engenharia. No centro desse movimento, a Bugatti solidificou seu legado ao apresentar o motor de carro mais potente do mundo W16, um prodígio da engenharia que não apenas desafiou convenções, mas também se tornou um símbolo de inovação e exclusividade.

Com 16 cilindros dispostos em um formato único e quatro turbocompressores, o motor de carro mais potente do mundo W16 deixou uma marca indelével na indústria e nos corações dos entusiastas por velocidade.

O impressionante do motor de carro mais potente do mundo

O motor W16, como o nome sugere, possui 16 cilindros dispostos em um formato em “W”, algo raramente visto na história automotiva.

Essa configuração é composta por quatro bancadas de quatro cilindros, criando um ângulo de 90 graus entre elas. Essa disposição única foi projetada para oferecer potência máxima sem sacrificar a compacidade, algo crucial para um super carro como o Bugatti Veyron, o primeiro modelo a abrigar essa peça de engenharia em 2005.

Com um deslocamento de 8,0 litros, o W16 utiliza um curso e diâmetro de 86 mm. Essa precisão nos detalhes é apenas um reflexo do trabalho minucioso envolvido em sua concepção, desenvolvida em colaboração com a Volkswagen, que detém a Bugatti.

Potência descomunal

Os números associados ao W16 são nada menos que impressionantes. No modelo Veyron, o motor gerava 987 cavalos de potência, suficientes para fazer o carro atingir a impressionante marca de 407 km/h, um recorde para veículos de produção na época.

No entanto, a Bugatti não parou por aí. Nos anos seguintes, versões aprimoradas do motor chegaram a gerar até 1.825 cavalos, como no Bugatti Bolide, projetado para oferecer desempenho extremo nas pistas.

Além da potência, o W16 também se destaca pelo torque excepcional. Com picos variando de 1.250 Nm a 1.850 Nm, a entrega de força é instantânea e avassaladora, permitindo acelerações de 0 a 100 km/h em menos de 2,5 segundos em vários modelos equipados com esse motor.

Quadriturbo do motor mais potente do mundo

Um dos segredos do desempenho fenomenal do W16 é o sistema quadriturbo, que utiliza quatro turbocompressores para maximizar a entrada de ar nos cilindros. Isso não apenas aumenta a potência, mas também garante que o motor funcione com eficiência em uma ampla faixa de rotações.

Esse sistema foi aprimorado ao longo dos anos para reduzir o “turbo lag” e proporcionar uma resposta mais linear, algo crucial para a dirigibilidade de um carro de luxo e alta performance.

Tecnologia de ponta

A inovação não se limita à configuração ou potência. O W16 emprega um sistema de lubrificação de cárter seco, comum em carros de corrida, para garantir que o óleo seja distribuído uniformemente, mesmo sob forças G extremas. Além disso, a injeção eletrônica de combustível e o duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) garantem precisão e eficiência em todos os ciclos do motor.

Apesar de pesar aproximadamente 400 kg, o motor foi meticulosamente projetado para equilibrar peso e potência, um desafio para qualquer fabricante que busca combinar desempenho com luxo e conforto.

O fim de uma era

O motor W16 foi produzido entre 2005 e 2024, equipando modelos lendários como o Bugatti Veyron, Chiron, Divo, Centodieci, Bolide e o Mistral. Cada carro não apenas carregava a promessa de velocidade, mas também apresentava um design que complementava a excelência técnica do motor.

A decisão de encerrar a produção do W16 foi motivada pela transição da indústria para tecnologias mais sustentáveis, como eletrificação. Ainda assim, o legado do W16 permanece intacto, representando o ápice da engenharia a combustão em um mundo cada vez mais dominado por motores elétricos.

O motor Bugatti W16 é uma obra-prima da engenharia automotiva, destacando-se por sua configuração única e desempenho excepcional. A tabela a seguir apresenta as especificações técnicas detalhadas desse motor:

EspecificaçãoDetalhes
ConfiguraçãoW16 a 90°, com quatro bancadas de quatro cilindros cada
Deslocamento7.993 cm³ (8,0 litros)
Diâmetro x Curso86 mm x 86 mm
Válvulas por Cilindro4, totalizando 64 válvulas
Comando de VálvulasDOHC (Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote)
AlimentaçãoInjeção eletrônica de combustível
AspiraçãoQuadriturbo (quatro turbocompressores)
PotênciaVariável entre 987 hp e 1.825 hp, dependendo da versão
TorqueEntre 922 lb·ft (1.250 Nm) e 1.364,5 lb·ft (1.850 Nm)
Sistema de LubrificaçãoCárter seco
Peso do MotorAproximadamente 400 kg

Outros motores potentes

Se o Bugatti W16 é o ápice da sofisticação, os motores dos Top Fuel Dragsters representam a pura força bruta. Estes carros, usados em competições de arrancada, são equipados com motores que geram impressionantes 11.000 cavalos de potência. É difícil imaginar o que isso significa na prática, mas basta dizer que um Top Fuel acelera de 0 a 100 km/h em menos de um segundo.

O segredo dessa potência está no uso de uma mistura de nitrometano e metanol como combustível. Essa combinação altamente explosiva, associada a componentes extremamente reforçados, permite que o motor suporte temperaturas e pressões inimagináveis. No entanto, a eficiência energética não é uma prioridade: um motor de Top Fuel consome cerca de 38 litros de combustível em menos de 4 segundos.

Esses motores são projetados para durar apenas algumas corridas, tamanha é a carga de trabalho a que são submetidos. Eles representam um extremo da engenharia automotiva, onde a durabilidade é sacrificada em nome da velocidade absoluta.

Motores adaptados

Enquanto os motores de carros esportivos e de arrancada têm propósitos específicos, há uma categoria de motores adaptados que desafia os limites do convencional. Um exemplo notável é o uso de motores de tanques de guerra, como o V12 Meteor, originalmente desenvolvido para o tanque britânico Cromwell durante a Segunda Guerra Mundial. Esse motor, com 27 litros de capacidade, foi adaptado por entusiastas para criar veículos únicos com milhares de cavalos de potência.

Um dos projetos mais famosos é o “Brutus”, um carro experimental equipado com um motor de avião BMW V12 de 46 litros. Embora não seja prático ou seguro para o uso cotidiano, o Brutus é uma prova de como a paixão pela engenharia pode gerar resultados extraordinários. Esses motores adaptados não entram em competições, mas são marcos históricos que mostram até onde a criatividade pode levar.

O que define a potência?

Potência não é o único parâmetro para medir o desempenho de um motor, mas é certamente o mais fascinante. Ela é medida em cavalos de potência (cv) e representa a capacidade do motor de realizar trabalho em determinado período de tempo. No entanto, a aplicação prática dessa potência depende de fatores como torque, eficiência e peso do veículo.

Os motores mencionados exemplificam diferentes abordagens para alcançar a máxima potência. Enquanto o W16 da Bugatti é um motor comercial, capaz de oferecer luxo e velocidade, os motores de Top Fuel e adaptados são voltados para aplicações extremas, muitas vezes à custa da usabilidade.

O futuro da potência automotiva

Com a transição para veículos elétricos, a definição de potência automotiva está mudando. Motores elétricos como o do Rimac Nevera, que produz 1.914 cv, estão redefinindo o que é possível em termos de aceleração e desempenho. Além disso, esses motores têm a vantagem de serem mais eficientes e sustentáveis, uma prioridade crescente na indústria automotiva.

No entanto, para muitos entusiastas, os motores de combustão interna ainda têm um apelo inigualável. Eles representam não apenas tecnologia, mas também paixão, história e a conexão visceral entre homem e máquina.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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