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Tempo de leitura 4 min de leitura

Moto elétrica esportiva e potente, HyperFighter Colossus destrói estereótipo de moto elétrica sem graça e esbanja tecnologia

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 22/01/2022 às 18:19
Atualizado em 24/01/2022 às 01:29
HyperFighter Colossus , da Canadense Davon Motors, em cor amarela,tem design esportiyovo e agressivo, com muita tecnologia. Fonte da Imagem Davon Morots

A HyperFighter Colossus, da Canadense Damon Motors, une tecnologia e estilo para criar a moto elétrica dos sonhos. Confira!

HyperFighter Colossus, o modelo da Canadense DaMon Motors, chegou para destruir o estereótipo de moto elétrica “fraquinha”. Com visual esportivo e agressivo, que lembra motos de competição e filmes de ação, essa moto não é apenas aparência: é pura tecnologia. Ela também é bem potente, com motor elétrico e inovações que você nem acreditava que seria possível.

Motos como essas são um excelente exemplo de que o preconceito com motos elétricas pode ser totalmente infundado e precisa deixar de existir.

O que sabemos sobre essa moto elétrica?

Esta moto elétrica se destaca por seu design arrojado e esportivo, podendo ser personalizada no momento da compra para atender ainda mais do seu estilo.

 Além disso, ela possui tecnologia diferenciada. De acordo com a Damon Motors, essa moto tem o trem de força multivariante 100% elétrico construído em monocoque inédito, o que deixa a moto ainda mais interessante e especial.

Além disso, a moto tem um motor que faz de 0 a 100 em 3 segundos, 200 cavalos de potência, velocidade máxima de 274 km por hora e autonomia de 235 km.

Quando falamos em bateria, a HyperFighter Colossus possui uma de 200 MWh, com dois tipos de recarga, a de 15 horas na fonte de 110 volts – ou seja, dá para carregar a sua moto da tomada comum da sua casa – ou ainda com sistema de recarga rápida integrada, que vai oferecer 80% de bateria em apenas 45 minutos.

Outro detalhe interessante é que esta moto terá, assim como os carros mais modernos, um sistema computadorizado de segurança para o piloto. Com o nome de copilot, ele é um sistema de câmeras e radar para monitorar o tráfego ao redor do veículo. 

Basicamente, quando o computador detecta algum tipo de perigo ao piloto, ele emite um aviso no painel da moto, além de avisos hápticos nas manetes. Outra vantagem é que essa moto terá, ainda, um sistema de cloud, que começa a entender o estilo de pilotagem do piloto para compreender quando mandar os sinais.

Painel da Huperfighter Colossus e seu guidão. Cheio de botoões, masdcom estilo esportivo.
painel digital vai trazer uma série de informações, incuindo o sistema copilot. Fonte : Damon Motors

Quanto vai custar a HyperFighter Colossus?

Essa será uma moto cara. A Damon Motors está produzindo apenas 100 unidades nesta primeira remessa, sem previsão de uma segunda, pelo valor total de U$35 mil, aproximadamente R$190 mil em uma conversão direta.

Além da Colossus, Damon ainda está complementando a linha com a HyperFighter Unlimited 20, que sairá com as mesmas especificações mas muito mais barata: U$25 mil dólares. ou cerca de R$137 mil. e a HyperFighter Unlimited 15, que terá 150 cavalos de potência e velocidade máxima de 193 km por hora. Essa terá um valor aproximado de U$19 mil, ou cerca de R$104 mil.

São valores elevados, mas um pouco mais parecidos com os das motos tradicionais. Por exemplo, a Suzuki Katana 2021, que é um modelo já feito em massa e com seu design sendo apenas aprimorado, custa cerca de EU 13.695, que dá cerca de R$84 mil reais.

Isso significa que os preços das motos elétricas e das motos tradicionais estão se aproximando cada vez mais, até o momento em que a diferença vai ser tão pouca e os benefícios tão maiores, que simplesmente não vai fazer mais sentido comprar motos tradicionais.

Quando teremos motos elétricas realmente baratas?

Essa é uma questão válida, embora já tenhamos demonstrado que os valores dessas motos elétricas não está tão acima, por exemplo, de uma moto de luxo. Acontece que a crise dos microchips e outras questões, como a desvalorização do câmbio, tem feito os carros e motos 0 km ficarem cada vez mais caros.

Além disso, é uma questão de tempo até que a tecnologia se popularize e as motos elétricas fiquem cada vez mais acessíveis, seguras e cheias de diferenciais. 

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Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

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