1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Brasil terá explosão de investimentos nos setores de petróleo, gás, biocombustíveis e elétrico até 2030, afirma o MME
Tempo de leitura 3 min de leitura

Brasil terá explosão de investimentos nos setores de petróleo, gás, biocombustíveis e elétrico até 2030, afirma o MME

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 19/04/2021 às 09:50
Atualizado em 27/04/2021 às 19:07
Marcello Casal Jr./Agência Brasil / Brasil terá explosão de investimentos nos setores de petróleo, gás, biocombustíveis e elétrico até 2030, afirma o MME
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Brasil irá investir bilhões, anualmente, nos próximos dez anos nas áreas de biocombustíveis, gás, petróleo e elétrico.

O setor energético do Brasil será o grande líder de investimentos nos próximos anos. Quem trouxe mais dados sobre o tema foi o ministro de MME (Minas e Energia), Bento Albuquerque. Ele deu uma longa entrevista para o Brasil em Pauta, da TV Brasil, em que destacou que os setores de gás, petróleo, biocombustíveis e elétrico ganharão bilhões, anualmente, em investimentos até o ano de 2030.

O ministro destacou que o setor de energia será o grande alvo de investimentos anuais ao longo da década, que está apenas começando. Os investimentos poderão superar facilmente a marca de R$ 3 trilhões até 2030, gerando empregos e aumento da competividade nos setores de gás, petróleo, biocombustíveis e elétrico.

O maior investimento realizado no país tem sido no setor de energia, seja no setor de petróleo, gás e biocombustíveis, seja no setor elétrico. São investimentos bilionários – nos próximos dez anos, devemos ter investimentos da ordem de R$ 3 trilhões, e isso tem ocorrido ano a ano”, declarou o Ministro do MME.

Brasil atrai investimentos por diversos fatores, explica o ministro

O ministro de MME ainda destacou que essa quantidade de investimentos no setor energético acontece porque o país possui alguns fatores importantíssimos para os investidores, tais como: segurança jurídica e diversidades de fontes de energia. Bento Albuquerque destacou que somente em 2021 serão realizados seis leilões em gás, petróleo e elétrico.

Um exemplo global em energia renovável

Albuquerque também destacou que 83% de toda a energia do Brasil é renovável. Em comparação com países do primeiro mundo, esses valores não passam de 25%. O ministro do MME reafirmou o papel fundamental do Brasil no ramo da energia renovável mundo afora. O Brasil é visto como uma referência global no tema, sendo chamado pela ONU para liderar um grupo de países na transição energética. O país irá apresentar o seu trabalho na área na Assembleia Geral da ONU em setembro.

O Governo vem trabalhando para privatizar portos, aeroportos, ferrovias e áreas de exploração de petróleo e gás. Além disso, tem preparado o leilão da Bacia Potiguar, que fica em Fernando de Noronha. A ANP deve realizar o leilão de exploração de petróleo e gás na área, gerando ainda mais investimentos ao setor no Brasil. Todavia, este projeto é muito polêmico. O Deputado Túlio Gadêlha, do PDT, entrou com uma ação no STF para tentar barrar os leilões a serem realizados.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos