Empresas de mineração internacionais querem fazer investimentos no Brasil e tornar o país referência na exploração mineral

Valdemar Medeiros
por
-
11-03-2021 11:47:49
em Indústria e Construção Civil
Mineração - exploração mineral - investimentos Minério de ferro Vale – fonte: Site da Vale

Dificuldade de acesso as terras para exploração mineral na mineração brasileira são um dos principais fatores que impedem investimentos

Os setores de mineração e de metais enfrentam atualmente um período de grandes desafios, principalmente no que se refere ao desenvolvimento e à adoção de novas tecnologias e investimentos para redução dos impactos ambientais e sociais causados pela mineração, metalurgia e exploração mineral.

Leia também

Exploração mineral aponta desempenho positivo

A indústria de exploração mineral brasileira teve o melhor desempenho entre setores econômicos, no contexto da pandemia, com crescimento em todos os Estados, para além dos produtores de minério de ferro. No período, as exportações aumentaram 11% e atingiram a marca de R$ 37 bilhões, com 371 milhões de toneladas em remessas. O saldo da balança comercial cresceu em 28% com superávit de US$ 32 milhões.

Para além do peso econômico da atividade, o governo federal também instituiu o Plano Mineração e Desenvolvimento (PMD) em 2020, que pretende incrementar a atividade no país por meio de 10 planos e 110 metas que cobrem os mais diversos aspectos da agenda mineral, com vigência entre 2020 e 2023.

Empresas internacionais querem aplicar investimentos no mercado de mineração brasileiro

“Assim como a minha empresa muitas outras sofrem de um dos maiores empecilhos que impedem investimentos em massa na mineração: o processo de licenciamento”, apontou o CEO da Oz Minerals Brazil, Carlos Gonzales.

Na maioria das vezes é muito mais fácil e sem burocracia atuar no ramo de mineração da Austrália e Canadá do que no Brasil, a onerosidade do processo de licenciamento é muito demorado e desanimador, destacou o CEO da Appian Capital Brazil, empresa de investimentos privados inglesa com foco em projetos de mineração, Paulo Castellari.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe