1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Mitsubishi Lancer Ralliart, um esportivo de respeito que combina performance e preço acessível, como ele se compara aos consagrados Toyota Corolla e Honda Civic
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Mitsubishi Lancer Ralliart, um esportivo de respeito que combina performance e preço acessível, como ele se compara aos consagrados Toyota Corolla e Honda Civic

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 07/11/2024 às 00:59
Mitsubishi Lancer Ralliart, um esportivo de respeito que combina performance e preço acessível, como ele se compara aos consagrados Toyota Corolla e Honda Civic
Mitsubishi Lancer Ralliart (Imagem: Reprodução)

O Mitsubishi Lancer Ralliart é um carro que passa despercebido por muitos, mas que guarda um verdadeiro tesouro para os amantes da dirigibilidade e performance. Diferente do famoso Lancer Evolution, o Ralliart é mais acessível e tem tudo para surpreender aqueles que buscam um veículo esportivo e versátil, ideal para o uso diário. Mas afinal, o que torna o Mitsubishi Lancer Ralliart uma opção tão desejada e, ao mesmo tempo, desconhecida? Aqui, vamos explorar os detalhes desse modelo que entrega diversão e robustez a um preço competitivo.

O Mitsubishi Lancer Ralliart nasceu como uma versão “amansada” do Lancer Evolution, trazendo uma proposta de esportividade sem o alto custo do Evo X. Sua história remonta ao sucesso da Mitsubishi nos ralis, onde o nome “Ralliart” surgiu como uma junção de rally e arte, símbolo de um carro de alta performance. O Lancer Ralliart herdou tecnologias de ponta da época, posicionando-se como um modelo de alta dirigibilidade, mas com foco na praticidade para o dia a dia.

Comparação com Toyota Corolla e Honda Civic

Quando falamos de sedãs populares, o Toyota Corolla e o Honda Civic são referências. Porém, o Mitsubishi Lancer Ralliart oferece uma proposta única: ele combina a praticidade de um sedã com a adrenalina de um carro esportivo.

Diferente do Corolla e do Civic, o Lancer Ralliart conta com um motor 2.0 turbo de 250 cavalos e uma tração integral que eleva a performance em curvas e acelerações. Para quem busca algo mais “picante”, o Lancer Ralliart é uma opção bem mais emocionante, enquanto Corolla e Civic oferecem mais conforto e durabilidade, com foco em um público mais familiar.

O motor e a tecnologia do Mitsubishi Lancer Ralliart

Com motor 4B11T 2.0 turbo e 35 kgfm de torque, o Mitsubishi Lancer Ralliart entrega desempenho com uma potência empolgante, herdada diretamente do Evolution. Ele compartilha a base mecânica com o Evo, mas com ajustes que o tornam menos agressivo, ideal para quem busca emoção sem sacrificar o conforto no uso diário.

Diferente dos esportivos comuns, o Ralliart possui transmissão Sport Tronic SST de dupla embreagem, proporcionando trocas de marcha rápidas e eficientes, porém, sem a opção de câmbio manual.

Dirigibilidade e conforto

A experiência ao volante do Mitsubishi Lancer Ralliart é incomparável, especialmente para quem gosta de uma direção firme e segura. Sua tração integral AWD oferece segurança e estabilidade, mesmo em terrenos adversos.

Em termos de espaço interno, ele acomoda bem uma família, sendo um hatchback com 450 litros de porta-malas, uma característica que torna o carro mais versátil para o dia a dia e viagens. No entanto, seu multimídia básico e o isolamento acústico simples podem ser pontos a melhorar para quem deseja um interior mais refinado.

Preço e disponibilidade

Hoje, um Mitsubishi Lancer Ralliart 2012 tem valor aproximado de R$ 83 mil na tabela Fipe, mas o preço pode variar devido à raridade e à procura entre os entusiastas. Em comparação, um Lancer Evolution pode ultrapassar os R$ 200 mil, fazendo do Ralliart uma opção bem mais acessível. Para quem está cansado das opções convencionais, como Toyota Corolla e Honda Civic, o Lancer Ralliart oferece um custo-benefício interessante.

Manutenção e principais problemas

Embora robusto, o Mitsubishi Lancer Ralliart exige manutenção cuidadosa. A transmissão de dupla embreagem, por exemplo, requer troca de óleo a cada 40 mil km, apesar do manual sugerir 105 mil km. Além disso, os discos de embreagem e o garfo que aciona as embreagens podem apresentar desgaste precoce se o carro for dirigido de forma agressiva.

Outro ponto de atenção é o aquecimento da transmissão, que pode exigir upgrades na refrigeração para aqueles que pretendem explorar mais o potencial do motor.

O Mitsubishi Lancer Ralliart é uma joia rara para quem busca um carro esportivo acessível, que combina performance e versatilidade. Com preço atrativo, ele oferece uma experiência de direção envolvente, ideal para quem quer um carro diferente dos tradicionais Toyota Corolla e Honda Civic. Se você procura um veículo que combine a emoção de um esportivo com a praticidade de um sedã, o Lancer Ralliart pode ser exatamente o que você está buscando.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x